Semana do Trânsito começa com palestra e blitz educativa

 Clóvis Neto
  

 Cruzamentos adaptados garantem acessibilidade a todos os munícipes

A Semana Nacional do Trânsito foi iniciada nesta sexta-feira, 18 de setembro, e vai até o próximo dia 25. Em Corumbá, as atividades educativas e preventivas se estendem até o domingo (27), quando acontece o passeio ciclístico. Neste ano, o tema da campanha é “Educação no Trânsito”.

Hoje duas atividades deram início às ações na cidade. Durante a amanhã, uma blitz educativa conscientizou os motoristas sobre a necessidade de se respeitar as faixas de pedestres. Para sensibilizar os condutores, a Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) levou para o cruzamento das ruas 13 de Junho e Frei Mariano cadeirantes e alunos da Apae.

“Os motoristas precisam se conscientizar que os portadores de necessidades especiais precisam dos cruzamentos com acessibilidade para poderem circular normalmente. Quando o carro pára em cima desta faixa, ele impede a circulação dessas pessoas”, afirmou o diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco. Em Corumbá, oito cruzamentos são equipados para atender deficientes físicos, auditivos e visuais.

Durante à tarde, no anfiteatro Salomão Baruki, a Semana do Trânsito foi aberta oficialmente com a palestra da especialista em educação e segurança no trânsito, Eledir Rodrigues Queiroz, do Detran de Mato Grosso do Sul.

Vários alunos de escolas públicas participaram da atividade. O secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no evento. Esta é a primeira vez que a semana é realizada em conjunto entre as prefeituras de Corumbá e Ladário.

As atividades estão sendo organizadas pela Prefeitura Municipal, através Agetrat, em parceria com o Detran e Prefeitura de Ladário. Estão previstas também simulações de acidentes de trânsito, palestras educativas para mototaxistas, oficina de sensibilização das relações do gênero, participação na Passeata Por Amor a Corumbá, entre outras atividades voltadas para estudantes e população em geral.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content