Vacinação contra raiva em equinos será nesta quarta-feira

A Prefeitura de Corumbá realiza nesta quarta-feira, 9 de setembro, uma campanha de vacinação contra raiva animal em equinos existentes na área urbana do município. A ação será desenvolvida no horário das 13h30 às 17h30, em um posto de vacinação que será montado no pátio da antiga estação ferroviária.

O trabalho será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção Rural, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), com apoio da Agroline e Lidas de Campo, empresas privadas que doaram as vacinas.

Segundo Pedro Lacerda, secretário de Desenvolvimento Agropecuário, três equipes vão ser disponibilizadas no local e a expectativa é imunizar cerca de 500 animais que circulam diariamente na cidade, especialmente aqueles utilizados por carroceiros.

A vacinação faz parte da campanha de controle da raiva, entre as quais as ações educativas e preventivas no estímulo à imunização de herbívoros (bois, vacas, cavalos, cabras, ovelhas, etc.). Deve ser realizada anualmente em equinos a partir do sexto mês de vida, gratuitamente. É obrigatória, principalmente pelo fato da raiva em herbívoros ser endêmica na região.

Lacerda explicou que, nesta etapa, serão imunizados apenas os animais existentes na área urbana. Em um segundo momento, a ação será desencadeada nos assentamentos rurais existentes na região pantaneira.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content