Agentes concluem capacitação do Zoneamento Integrado

  Clóvis Neto 

  

 A Secretaria Executiva de Saúde Pública vai iniciar zoneamento imediatamente

Os agentes de endemias e de saúde da família de Corumbá estão capacitados para desenvolverem ações conjuntas de prevenção e combate à dengue. Os 245 servidores da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município encerraram nesta sexta-feira, 02 de outubro, o curso de Zoneamento Compartilhado, realizado em parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou a equipe técnica para ministrar a capacitação. A cerimônia de encerramento, com apresentação de fanfarra, teatro e do grupo 100% Saúde, aconteceu no anfiteatro Salomão Baruki.

“Com o zoneamento compartilhado, teremos condições de realizar um levantamento de 20 em 20 dias, o que será fundamental para prevenir e combater a dengue”, destacou o secretário executivo de saúde, Lauther Serra. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, o trabalho de prevenção e combate à dengue, através do Zoneamento, está sendo desenvolvido com sucesso em outras cidades do Estado.

“Vamos fazer o mesmo em Corumbá. Nesta primeira etapa, todos os agentes (endemias e de saúde da família) participam desse curso ministrado por técnicos do Estado, para em seguida, ser colocado em prática”, comentou. Ela explicou que a proposta é o desenvolvimento de um trabalho conjunto, padronizando os procedimentos e unificando a atuação em toda a cidade.

Em Corumbá, a Secretaria Executiva de Saúde Pública já definiu que o trabalho será feito por setor. A cidade foi divida em seis regiões e, cada uma delas, contará com uma equipe integrada por agentes de endemias e de saúde da família, ampliando o número de pessoas, o que permitirá uma atuação mais eficaz e maior frequência nas visitações domiciliares.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content