Calceteiros já fabricam lajotas para pavimentar ruas da cidade

 Marcos Boaventura

  
Parte prática do curso foi iniciada esta semana

A sexta turma do programa Se Essa Rua Fosse Minha, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Corumbá, iniciou esta semana, a etapa prática do projeto, através da fabricação das lajotas sextavadas, que serão implantadas em ruas e alamedas de seis localidades da cidade. São 62 pessoas que, antes, participaram das aulas teóricas, ministradas pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), parceiro do Poder Executivo nesta realização.

O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, pasta comandada pela primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira. É realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS).

Foi iniciado em 2007 e, a partir desse ano, está com um novo formato, que permite a integração, de fato, dos serviços de todas as secretarias do Executivo Municipal. É que, paralelo ao lajotamento, estão sendo desenvolvidas palestras educativas para as famílias dos participantes do programa, além de ações sociais, de saúde e meio ambiente para as comunidades envolvidas em cada capacitação.

Segundo Luiz Carlos Alves, coordenador do grupo, os integrantes desta sexta etapa serão responsáveis pela pavimentação em lajotas sextavadas de ruas e alamedas do bairro Generoso, Loteamento Pantanal, Conjunto Primavera, Jardim Piúva, Kadwéus e Cherogami I.

Ele explica que os 62 novos calceteiros estão divididos em grupos. Um deles está contribuindo com a equipe da localidade conhecida como Jardinzinho, auxiliando na implantação das lajotas. Os outros dois, em períodos alternados (matutino e vespertino), participam das aulas práticas, que é a fabricação das lajotas. As aulas acontecem no galpão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, ao lado do Paço Municipal.

Esta é a maior turma do programa desenvolvido pela Prefeitura. O grupo será responsável pela fabricação das lajotas para pavimentação de 20 ruas e alamedas, totalizando 20.489 metros quadrados, uma extensão de 2.905 metros.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content