Conferência discute memória, produção e gestão da cultura

  Clóvis Neto
  

Evento reúne representantes de todos os segmentos artísticos e culturais atuantes em Corumbá e região

Realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, a II Conferência Municipal de Cultura debate os aspectos da memória, da produção simbólica, da gestão da participação social e da plena cidadania da produção artista da região pantaneira. O evento foi aberto nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguél Gómez.

O encontro é organizado pela Superintendência de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Governamental, e reúne representantes dos segmentos do teatro, dança, música, artes plásticas, circo, fotografia, festeiros de São João, carnavalescos, cururueiros, poetas e escritores, artesãos, produtores culturais, entre outros.

“Temos aqui uma abrangência muito grande. E esta diversificação dos segmentos é muito importante para o encontro”, afirmou a superintendente de Cultura, Heloisa Helena da Costa Urt. Na abertura da conferência, ela destacou uma moção proposta por um delegado de Corumbá e aprovada na Conferência Nacional, realizada em Brasília. “A moção enfatiza a cidade como centro de referência da cultura sul-americana”, acrescentou.

Para a presidente da fundação, Lígia Baruki, o encontro é a oportunidade de promover e integrar toda a região pantaneira. “A cultura nos possibilita quebrar as fronteiras individuais e coletivas, promovendo o diálogo entre os povos”, afirmou. Representando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no evento, a secretária de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, enfatizou a participação dos artistas corumbaenses.

“Sinto-me privilegiada por estar entre vocês. Em nome do prefeito Ruiter, desejo um ótimo trabalho a todos e que aproveitem esta oportunidade impar de promover nossa cultura”, disse.  Além de definir temas importantes que serão levados para a Conferência Estadual, o encontro vai definir também os delegados que representarão o município etapa estadual.

O secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, o vereador Carlos Alberto Machado, a vereadora e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cristina Lanza, e o superintendente de Turismo, José Carvalho Júnior, também participaram da conferência.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content