Jornada integra profissionais para melhoria da saúde bucal

 Marcos Boaventura

  

 Jornada acontece no Centro de Convenções e vai até sábado

Aberta hoje, quinta-feira, em Corumbá, a III Jornada Odontológica que reúne profissionais do setor de Saúde Bucal da região pantaneira e de outras localidades do Brasil. O evento acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez e é uma oportunidade para aprimorar conhecimentos técnicos e científicos, para uma saúde bucal de qualidade.

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ações Sociais, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, o evento tem como parceiro o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul. A organização está sendo coordenado pela Gerência de Saúde Bucal e é aberto não só aos cirurgiões dentistas da rede pública, mas também da rede privada, bem como para técnicas e auxiliares em saúde bucal.

“É importante para, além de aprimorar conhecimentos técnicos, desenvolver um bom trabalho na nossa rede pública, bem como nos consultórios particulares, para uma melhor qualidade no atendimento à população”, explicou o gerente Zacaria Yahya Omar, explicando que foram escolhidos temas estratégicos e palestrantes gabaritados.

Hoje, ocorreram duas palestras, uma voltada especificamente para os cirurgiões dentistas (urgência em endodontia), com a professora e cirurgiã dentista Andrea Carla Franchini Melani, e a segunda sobre manutenção de equipamentos odontológicos, com o professor e técnico Wilson Roberto Isidoro da Silva, para técnicas e auxiliares em saúde bucal.

A Jornada trouxe a Corumbá, autoridades da área odontológica brasileira, como Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia; Marcos Luis Macedo de Santana, secretário, e Lester Pontes de Menezes, tesoureiro, ambos também do Conselho Federal, além de Augusto Tadeu Ribeiro de Santana, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Sergipe.

Presente também o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Silvano da Silva Silvestre, bem como a secretária Marian Kodjaglonian di Giórgio, tesoureiro Waldir Gonçalves, bem como do presidente da Comissão de Ética, Francisco Carlos Grilo, e do presidente da Comissão de Práticas Integrativas, Robson Ajala Lins.

Ailton destacou a importância do evento, afirmando que está permitindo maior integração entre todas as pessoas que atuam na área, buscando uma saúde pública de qualidade, direito de todo cidadão. Enalteceu o trabalho em parceria com a Prefeitura e que o setor “evoluiu muito nos últimos anos”, com a administração do prefeito Ruiter Cunha.

O presidente do Conselho Regional, Silvano Silvestre , ressaltou o evento, afirmando que a jornada valoriza a odontologia. Segundo ele, parceria como esta, com a Prefeitura, representa mais uma conquista “e é isto que é importante para a nossa classe”

Participando da jornada, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia – sessão Pantanal, Bergson Aguiar, afirmou que, através do trabalho que serão desenvolvidos durante os três dias, os profissionais terão uma oportunidade de “continuar o que aprendemos na universidade, uma reciclagem de conhecimentos, e uma forma de confraternizar com os colegas de profissão, trocar informações, tirar dúvidas, agregar mais informações”.

A jornada vai até sábado. Para amanhã, sexta-feira, estão programadas três palestras, a primeira sobre patologia bucal, das 8h às 12, a cargo da professora e cirurgiã dentista Rosana Mara Giordano de Barros, e sobre odontogeriatria para o clínico geral, das 14h às 18h, com o professor e cirurgião dentista Marco Polo Siebra, as duas voltadas para cirurgiões dentistas. Já para auxiliares em saúde bucal, a palestra focará biossegurança, nos dois períodos, com o professor e cirurgião dentista Fernando Lamers.

Também na sexta-feira, a partir das 20h, no Centro de Convenções, a programação prevê um encontro de todos os participantes com as presenças das autoridades corumbaenses, entre elas, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

O encerramento da Jornada Odontológica será no sábado, com as palestras sobre traumatismo dentário, das 8h às 10h, com a professora e cirurgiã dentista Simone Pimentel Castro de Oliveira Parizotto, e sobre cirurgia dos terceiros molares, das 10h às 12h, com o professor e cirurgião dentista Valério Antônio Parizotto, voltadas para cirurgiões dentistas. Paralelo, para técnicos e auxiliares, palestra sobre introdução à saúde bucal, das 8h às 12h, com a professora e técnica em saúde bucal Maria Leonete Simioli da Paz.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content