Mostra da Agricultura Familiar deve reunir hoje 180 produtores

   Ana Maio
  

Material exposto durante a 2ª Mostra, realizada em 2008

A 3ª Mostra de Agricultura Familiar e 1ª Feira de Sementes e Mudas de Corumbá devem atrair aproximadamente 180 participantes à Estação Experimental do Campo, no assentamento Taquaral, que ocorre hoje (16), a partir das 8 horas. Para facilitar o acesso do público, foi montada uma estrutura de logística.

A pesquisadora Aldalgiza Campolin, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), afirma que, do público esperado, 130 são pequenos agricultores de assentamentos da região, da área urbana e mesmo da Bolívia. No ano passado, cerca de 80 agricultores rurais e urbanos, técnicos, estudantes, professores, representantes de ONGs e de instituições parceiras acompanharam as atividades da mostra, que comemora o Dia Mundial do Alimento (16 de outubro).

Neste ano, uma das novidades do evento será a Feira de Sementes, um espaço de troca de mudas e sementes reproduzidas em propriedades pelos próprios agricultores. A iniciativa será importante para avaliar e preservar material genético adaptado às condições climáticas regionais.

São realizadores da mostra a Prefeitura de Corumbá; Embrapa Pantanal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Fundação Terra Pantanal; Estação Experimental do Campo; Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar (Secaf); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Comunità Impegno Servizio Volontariato (Cisv); e Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá (Ataac). A mostra deve encerrar-se às 15h. (Fonte: Embrapa Pantanal)

Skip to content