Clóvis Neto |
Mais de 400 alunos participaram da caminhada |
Mais de 400 alunos da Escola Municipal José de Souza Damy realizaram na manhã desta segunda-feira, 5 de outubro, uma série de atividades alusivas a segurança e a conscientização de pedestres e motoristas. Além de realizar caminhada nas principais ruas do bairro Cristo Redentor, os jovens também participaram de uma blitz educativa em frente a escola. As ações fazem parte do projeto Educando Crianças para o Trânsito, desenvolvido pela direção escolar em parceria com a Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Transporte).
“As atividades são desenvolvidas ao longo de todo o ano, culminando com esta mobilização feita hoje”, explicou a diretora Márcia Ivana do Amaral. Só no período matutino, são 450 crianças envolvidas nas discussões e oficinas sobre o trânsito. “Mas o projeto também foi estendido para os alunos da tarde, da noite e aos moradores do bairro”, completou a diretora.
“Este é um projeto muito importante porque trabalha diretamente com os futuros condutores”, disse a diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco. Mateus Henrique dos Santos França, da 2ª série, mostrou que, apesar de ter apenas 7 anos, já conhece as principais regras do trânsito. “Aprendi que no trânsito não pode ser apressado e se dirigir não é para beber”, afirmou.
Além da passeata e da blitz, os alunos também realizaram atividades lúdicas, jogral com tema “No Reino das Sinalizações”, maquetes com placas e orientações para motoristas e pedestres, expressão corporal ao som do “Tema da Vitória”, coral da música “Alô, alô crianças” e dança ao som de “O Calhambeque”, de Roberto Carlos.
Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional