Prefeitura prepara oficinas com foco na cultura pantaneira

A quinta edição do Festival Pantanal das Águas é atração a partir de sexta-feira, 9 de outubro, em Corumbá. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a TV Morena, vai até segunda-feira, 12, e, este ano, além dos três shows musicais, pesca esportiva e da travessia a nado do rio Paraguai, reserva um atrativo à parte, as oficinas de capacitação que propiciarão ao público, informações importantes sobre a canoa de um pau só, utilizada pelos índios guatós; viola de cocho. além de noções sobre a maneira de preparar a traia de pesca, suas iscas, e as diferentes formas de cozinhar o peixe pescado na bacia pantaneira.

As oficinas acontecem também no período de 9 a 12 de outubro e estão a cargo da Superintendência de Cultura, ligada à Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá. Heloisa Helena da Costa Urt, superintendente, explica que os cursos foram “escolhidos a dedo” e servirão para mostrar um pouco mais da cultura pantaneira, buscando sempre a sua preservação.

Para o dia 9, a programação reserva a oficina de construção de canoa Guató, a partir das 9h, no barraco existente em frente ao Moinho Cultural. Segundo Heloisa Urt, será uma demonstração de como ela é confeccionada, “mantendo viva uma das tradições da nossa cultura”.

A partir de sexta-feira, das 9h às 15h, acontece a oficina sobre a forma de fazer o filé e retirar espinha do peixe. Será na banca de peixe existente no Porto Geral. Outro atrativo, durante todos os dias do festival, será o curso para fazer o peixe seco, a partir das 15h, no bar da Sandrinha, na rua Manoel Cavassa.

O festival programou também oficinas de Cestaria de Salsaparrilha, na tenda do Porto Geral, além do preparo de isca para pescar pacu, durante todo o evento, a partir das 9h, na atenda do Porto Geral.

Outros atrativos são confecção da Viola de Cocho pelos mestres cururueiros Vitalino e Everaldo, bem como de capivaras em madeira pelo artesão Edson e sua família, todos os dias no Porto Geral, a partir das 9 horas. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no próprio local.

No dia 10, a Prefeitura reserva a abertura da Exposição de Pintura com a coleção de peixes do Pantanal, com a presença do artista plástico goiano Álvaro Nunes.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content