Dois projetos mantidos pela Prefeitura de Corumbá e executados pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) foram selecionados para participar do XII Simpósio Internacional sobre Tratamento de Tabagismo e do VIII Simpósio Sobre Álcool e outras Drogas. As atividades que serão apresentadas durante os simpósios foram anunciadas hoje (16) pela organização do evento. O encontro ocorre de
Os projetos selecionados em Corumbá foram: o trabalho realizado em parceria com o Poder Judiciário no tratamento de apenados; e outro com o Alcoólicos Anônimos (A.A.), que possibilita a recuperação dos pacientes etilistas. “No primeiro caso, o tratamento é uma forma de pena alternativa determinada pelos juízes da Comarca. Os pacientes devem frequentar todas as atividades propostas pelo Centro e nós comunicamos o judiciário mensalmente, por meio de relatórios, sobre o aproveitamento da pessoa”, explicou a psicóloga Silva Cegovia Araújo Freire, coordenadora do CAPS.
Cinco pessoas já foram inseridas no programa, das quais duas já cumpriram a pena e foram reinseridas no mercado de trabalho, um participa de um grupo religioso e os outros dois estão com o tratamento
Na semana passada, durante um encontro de professores de Educação Física realizado
De amanhã (17) até segunda-feira (19), a psicóloga Silvia Freire e a terapeuta ocupacional Liliane Pinho de Almeida fazem uma ação contra o alcoolismo e o tabagismo nas comunidades ribeirinhas do Paraguai Mirim, Paiolzinho e São Lourenço. Durante os três dias, elas levarão palestras, questionários e cartilhas informativas para os moradores daquelas localidades. As oficinas foram solicitadas pela Secretaria Executiva de Educação e pelo CREAS.
Oficinas terapêuticas
O CAPS ad foi inaugurado em 4 de março de 2008. O Centro é mantido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública. A unidade presta serviço ambulatorial e de atenção psicossocial. A procura pelo tratamento pode ser por livre e espontânea vontade, acompanhada por familiares ou determinação judicial. A instituição oferece, ainda, tratamento medicamentoso para co-morbidades e outras sequelas resultantes do uso abusivo de substâncias psicoativas e álcool.
Criado por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o Centro também desenvolve atividades em oficinas terapêuticas, visando elevar a auto-estima e a confiança do dependente químico. São promovidas oficinas terapêuticas, atendimento psicoterápico individual, atendimento clínico, atendimento medicamentoso, plantio de ervas medicinais e verduras, além de atendimento aos familiares – individual e de grupo – e atividades esportivas (ginástica, musculação, futebol de campo, vôlei, tênis de mesa e natação).
A unidade está localizada na Rua Cabral, 1208, entre as Rua 7 de Setembro e 15 de Novembro, e funciona das 7h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Social