Alunos de Corumbá estão sendo avaliados pelo SAEF Municipal

O Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental Municipal (SAEF), referente ao ano letivo de 2009 em Corumbá, está sendo aplicado entre hoje e quarta-feira (24 e 25). O objetivo é avaliar conhecimentos, habilidades e competências dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa (foco em leitura e escrita), Matemática (foco na resolução de problemas), Ciências (foco na saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo) Geografia (foco na organização e reorganização do espaço geográfico) e História (evolução social do homem). A iniciativa é prevista nas Diretrizes Curriculares de todas as unidades das zonas urbana e rural da Rede Municipal de Ensino (Reme).

O SAEF Municipal foi idealizado com o intuito de produzir informações sobre o ensino oferecido pelas escolas da Reme e, neste ano, está envolvendo 10,5 mil alunos da 2ª à 9ª séries do ensino fundamental, individualmente. “O sistema se configura como um subsídio aos gestores da educação pública do município nas decisões, estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. É um instrumento que faz parte dos Indicadores da Qualidade na Educação, sistema que tem como objetivo avaliar o rendimento escolar dos educandos da Reme”, explicou o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima.


A avaliação está sendo aplicada em duas fases, sendo a primeira com Português e Ciências, e a segunda com Matemática, Geografia e História. O SAEF Municipal é coordenado pela Secretaria Executiva de Educação, que está mobilizando os técnicos da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e acadêmicos da UFMS/CPAN e demais universidades de Corumbá para atuarem na execução dos trabalhos.

Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content