Corumbá será representada amanhã (27),
A ação em Corumbá tem apoio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais. Na cidade, foram coletadas assinaturas para dois abaixo-assinados. O primeiro documento reivindica mais recursos orçamentários para a saúde, enquanto o segundo cobra o reconhecimento do SUS, pela UNESCO, como Patrimônio Social, Cultural e Imaterial da Humanidade.
A Caravana em Defesa do SUS é um evento nacional que já passou por 21 Estados. Faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – instância máxima de deliberação do SUS, e tem como temas a defesa do sistema como Patrimônio Social, Cultural e Imaterial da Humanidade, bem como Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização do SUS.
A previsão é de que cerca de 600 pessoas participem do evento
Organização
A organização da Caravana é do CNS, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conselhos de Saúde, Conass, Conasems e movimentos sociais. Como convidados, a parceria tem ainda universidades, o Ministério Público e Legislativos estaduais e municipais. A última etapa da Caravana será em Florianópolis-SC, no dia 30 deste mês. No dia 8 de dezembro será realizada, em Brasília-DF, a Caravana Nacional, com um balanço de todos os Estados.
O Conselho Nacional de Saúde organiza a Caravana em Defesa do SUS com a intenção de percorrer o País e ouvir a população para buscar formas de fortalecer o SUS como a maior política pública do mundo e assegurar o sistema como patrimônio da humanidade. A regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o financiamento do SUS em todo o País também estão no centro das discussões, como bandeiras da Caravana. (Com informações do Conselho Nacional de Saúde)
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional