Festival Gastronômico é atração do fim de semana em Corumbá

 Gilson de Carvalho

  
Festival acontece em 12 restaurantes da cidade, que oferecem 15 pratos

Pratos típicos e saborosos, originários da culinária pantaneira, são os atrativos do Festival Gastronômico 2009 – Sabores do Pantanal, a grande opção do final de semana em Corumbá. Aberto na quarta-feira, o evento promovido pela Prefeitura Municipal, está atraindo um bom público, inclusive o próprio cidadão corumbaense que está tendo a oportunidade de conhecer mais de perto a gastronomia regional. Estão sendo disponibilizados 15 pratos típicos, servidos por 12 restaurantes locais ao preço único de R$ 20.

O festival vai até amanhã domingo, e está sendo organizado pela Superintendência de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Governamental. São parceiros Zezinho Martinez, site corumba.com.br (Corumbaladas), além de empresários dos restaurantes Costelaria e Peixaria Varanda, Petiscos Bar e Restaurante, Peixaria Ceará, Espeteria e Peixaria Sobradinho, Batidão Bar e Restaurante, Gohan, Rodeio do Pantanal, Viva Bella, Churrascaria do Gaúcho, Avalom Grill, Sarã (anexo ao Hotel Gold Fish) e Laço de Ouro.

São parceiros também os buffets Novo Estilo, Humaitá, Dalét Noivas, bem como a empresa Idy Floricultura e Decoração e Arte Casa, responsáveis pela exposição de mesas decoradas, abertas ao público até domingo, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

Pratos típicos

As opções são variadas. Até este domingo, a população e turistas podem saborear pratos típicos regionais saborosos. No Restaurante Costelaria e Peixaria Varanda Grill, na Rua América, 947, centro, o prato do festival é a Costela de Ripa (Costela assada acompanhada de feijão tropeiro, arroz à carreteiro feito na manteiga). É servido durante o almoço, das 11h30 às 14h30 (quinta, sexta, sábado e domingo), e no jantar, das 18h às 24h (todos os dias).

No Petiscos Bar e Restaurante, Rua Frei Mariano, 812, centro, três pratos estão sendo oferecidos: Pintado a Corumbá (Filet de pintado grelhado na manteiga com alcaparras e pimenta biquinho acompanhado de arroz com brócolis e purê de banana); Alcatra na Pedra (Alcatra grelhada na manteiga acompanhada de arroz com bacon e paçoca de carne seca servida na pedra), e Filet ao Bruno (Filet grelhado com molho de amora flambado no conhaque e caldo de carne acompanhado de arroz com amêndoas). O horário de funcionamento no almoço é das 11h00 às 15h00 (sexta, sábado e domingo), e o jantar a partir das 17h00 (terça a sábado).

O Restaurante e Peixaria Ceará está, durante o festival, oferecendo o Peixe a Carlos Giordano (Filet de pintado grelhado com alcaparras acompanhado de legumes na manteiga e arroz a grega). Localizado na Rua Albuquerque, 516, bairro Universitário, funciona no almoço, das 11h às 14h (terça a domingo), e jantar, das 19h às 22h (terça a domingo).

Outra atração é a Espeteria e Peixaria Sobradinho, na avenida Rio Branco, 1063, bairro Universitário. O prato do festival é o Peixe a Urucum Especial (Filet de pintado com molho especial gratinado, molho branco e queijo acompanhado com arroz branco, pirão e batata frita). Funciona de segunda a sábado a partir das 18h30 (jantar). Almoço somente aos domingos, a partir das 11h.

Batidão Bar e Restaurante também está presente no Festival. Localizado na Rua Colombo com a Frei Mariano, 992 , centro, está oferecendo a Costelinha de Porco a Bocaiúva acompanhado com Purê de Café (costelinha de porco assada na brasa com molho de bocaiúva acompanhada de arroz branco e purê de batata com café). No almoço funciona das 11h às 15h (terça a domingo), e jantar a partir das 17h30 (também de terça a domingo).

O Restaurante Gohan, localizado na Rua Frei Mariano, 730, centro, é outra atração do Festival Gastronômico. O prato especial é o Yakitori Gohan (Churrasquinho de filet de pintado empanado ao molho de gengibre servido com abacaxi caramelado). Funciona no jantar a partir das 18h (terça a domingo).

Restaurante Rodeio do Pantanal, na Rua 13 de Junho, 760, centro, tem como atrativo a Carne seca à Indiaporã (carne seca enrolada na banana da terra grelhada ao molho de bocaiúva, mostarda e queijo gorgonzola, acompanhada de arroz com molho e berinjela assada com orégano). O horário de funcionamento é das 11h às 15, almoço, todos os dias, e no jantar das 19h às 23h, de segunda a sábado.

Outro parceiro do festival é o Restaurante Viva Bella, na Rua Arthur Mangabeira, 01, centro. O prato especial é o Cevite a Moda Viva Bella (Filet de pintado temperado pimenta locoto e limão, servido gelado acompanhado de alho poro, rabanete e cebola e pimenta vermelha) . Funciona no jantar, todos os dias, a partir das 17h.

Na Churrascaria do Gaúcho, Rua Frei Mariano, 879, centro, dois pratos estão sendo oferecidos durante o festival: Peixe ao Molho de Tamarindo (Filet de pintado ao molho de tamarindo acompanhado de arroz e batata na manteiga), e Pizza a Pantaneira (Pizza de carne seca e banana da terra). Funciona durante o almoço e janta, a partir das 10h30, todos os dias.

Outro atrativo está sendo disponibilizado no Restaurante Avalom Grill, localizado na Rua Frei Mariano, 499, centro. O prato é o Carreteiro de Comitiva (Carne seca, arroz e macarrão feito á moda peão no pantanal em comitiva de gado). Funciona todos os dias, no jantar, a partir das 18h, e no almoço, das 11h às 14h, aos sábados, domingos e feriados.

O Restaurante Sarã, anexo ao Hotel Gold Fish, na avenida Rio Branco, 2799, bairro universitário, está servindo, durante o festival, o Filet de Pintado ao Molho Sarã e Sorvete de Rapadura (Filet de pintado ao molho de alho poro e champignon, acompanhado de arroz e pirão servido. Acompanha sorvete de rapadura como sobremesa). Funciona no almoço das 11h às 14h (todos os dias), e no jantar, das 18h30 às 21h (todos os dias).

No Restaurante Laço de Ouro, localizado na Rua Frei Mariano, 556, centro, o prato do festival é o Filet de Ouro (Carne ao molho acebolado especial servido com batata palha, acompanhado de arroz branco e legumes na manteiga). Funciona no almoço e janta, todos os dias, a partir das 11h.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content