No dia da Consciência Negra, Ruiter pede reflexão à sociedade

 Clóvis Neto
  

“Precisamos avançar o debate de questões que podem contribuir para termos uma sociedade cada vez melhor”, afirmou o prefeito

Corumbá celebra nesta sexta-feira (20), o primeiro feriado municipal referente ao Dia da Consciência Negra. Em ato realizado no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) lembrou que a data é o momento para quer toda a sociedade reflita sobre o tema. “É muito importante este dia 20 de novembro. Nós precisamos avançar os debates destas questões que podem contribuir para termos uma sociedade cada vez melhor”, afirmou.

Ruiter agradeceu ainda à Câmara Municipal, que aprovou em 2008 a lei que criou o feriado municipal. “Vale ressaltar que o Legislativo aprovou de imediato a proposta”, lembrou o chefe do Executivo. Durante o ato, o prefeito assinou o edital para escolha do monumento em alusão ao herói negro Zumbi dos Palmares. A escolha será feita por meio de concurso público.

Presente na celebração, o deputado federal Vander Loubet (PT) anunciou que vai apresentar emenda parlamentar individual de R$ 200 mil para as obras do parque, que está sendo erguido no bairro Popular Velha. “Sabemos, na história do País, a contribuição que os negros deram para que chegássemos a este importante momento que estamos vivendo”, disse o deputado.

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), recordou as atividades realizadas ao longo da semana. “É preciso valorizar a cultura diversificada, bonita e importante para formação do nosso povo”, disse. Ele falou ainda sobre a escravidão da sociedade às drogas. “Precisamos combater esse mal que fere e destrói famílias em todos os cantos do Brasil”.

Falando em nome da Câmara, o vereador Carlos Alberto Machado (PT) parabenizou o prefeito Ruiter pela celebração do Dia da Consciência Negra. “Ruiter deu um passo à frente com a criação deste feriado. Isto é prova do dever, da consciência e da luta contra qualquer tipo de discriminação”, disse.

A instituição do feriado municipal também foi destacada pelo secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto. “Hoje é um dia de reflexão. A data e o lançamento deste edital celebram a imortalidade de Zumbi dos Palmares”, afirmou o secretário, um dos pioneiros no debate sobre os direitos dos negros em Mato Grosso do Sul.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content