Prefeitura abre inscrições para 5ª edição do projeto Mãe Crechera

 Gilson de Carvalho

  
Projeto mantém as crianças o ano todo nas creches

A Prefeitura de Corumbá iniciou o processo de seleção das 86 pessoas que integrarão a quinta edição do projeto Mãe Crechera, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, em parceria com a Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, por meio do programa “Creche o ano todo”. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro, nas próprias creches mantidas pelo Executivo Municipal, nos horários das 8h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

O projeto via oferecer às crianças no período de férias, momentos de interação envolvendo o cuidar e o educar por meio de um trabalho coletivo e partilhado entre o educador e as famílias das crianças atendidas. Além disso, proporciona às mães que estão fora do mercado de trabalho, a oportunidade de aumentar a renda familiar e também de participar do processo educativo que serão realizadas com as crianças pertencentes a sua comunidade.

Por meio do Mãe Crechera, a Prefeitura está proporcionando a valorização do trabalho integrado creche e família, garantindo um atendimento que contemple a criança em seu desenvolvimento. além é claro, de permitir o fortalecimento das relações das crianças com a instituição, com as famílias e com os educadores.

O programa objetiva também promover a família acesso ao trabalho realizado com o seu filho, participando do processo de desenvolvimento e aprendizagem. Permite também a troca de experiência entre as crianças, bem como criar espaços de aprendizagem coletiva, incentivando a participação das crianças em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções.

Vagas

Todas as creches terão vagas para auxiliares de serviços diversos, cuja função será de limpeza e lavanderia, e para atendentes, que atuarão como auxiliares nas salas de aula, quantidade necessária para atender aproximadamente 660 crianças com idade de 0 a 3 anos e 11 meses, das creches municipais Valódia Serra, Inocência Cambará, Rosa Josetti, Maria Benvinda Rabello, Maria Candelária Pereira Leite, Ana Gonçalves do Nascimento, Catarina Anastácio da Cruz e a creche da Escola Municipal Almirante Tamandaré.

A meta é contratar 86 mães como auxiliares de serviços diversos, que deverão se comprometer em participar da formação oferecida pela Secretaria Executiva de Educação, objetivando maior conhecimento das funções que serão realizadas por elas. O horário de atendimento nas creches será das 7h às 17h.

O projeto foi desenvolvido pela própria equipe da Secretaria Executiva de Educação, tendo à frente a gerente de Gestão de Políticas Educacionais, Adelma Galeano; Leda Maria Alvarenga, supervisora de Educação Infantil, e as técnicas Josinely Oliveira Barros Alves e Mirian Bastos da Cruz.

Surgiu da necessidade em atender as crianças que precisam frequentar a instituição no período de férias, visando com isso favorecer às mesmas momentos lúdicos para a expressão dos seus desejos, de suas conquistas, imaginação, criatividade e descobertas.

Além disso, possibilita oportunidades às mães que tem filhos matriculados na instituição e estão desempregadas, a chance de garantir o sustento da família por meio do cuidar e do educar na creche, e com isso atender as mães que não tem onde deixar seu filho durante as férias.

A carga horária total será de 210 horas distribuídas em 21 dias, sendo oito horas diárias de atividades recreativas, artísticas e culturais e duas horas destinadas à alimentação e higiene. Para o atendimento no período de férias em janeiro serão necessários quatro professores para cada creche (dois no período matutino e dois no vespertino).

A seleção das mães para trabalhar no projeto estará sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Educação. Serão exigidos critérios como formação mínima que é o Ensino Fundamental, além de experiência com criança.

O projeto está orçado em R$ 149.617,44 e os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Investimento Social.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content