Prefeitura levanta índice de infestação do Aedes aegypti na cidade

Agentes de endemias concluem na sexta-feira (6) o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), fundamental para definição das ações de prevenção e combate à dengue que serão desenvolvidas na cidade. Os trabalhos foram iniciados ontem (3) e o resultado será divulgado na segunda-feira (9).

Com o resultado, serão adotadas estratégias para o trabalho que será executado em Corumbá, envolvendo os agentes de saúde da família e de endemias que, a partir de agora, passam a desenvolver ação integrada, com o zoneamento compartilhado. A estratégia é adotada pela Secretaria Municipal de Ações Sociais, por meio da Secretaria Executiva de Saúde.

O LIRAa está sendo realizado em toda a cidade por uma equipe de 60 pessoas, 54 agentes de endemias e 6 supervisores. Por meio da pesquisa, serão adotadas estratégias específicas, principalmente para áreas com maiores incidências de proliferação do mosquito transmissor da doença.

Curso

Ao mesmo tempo, um grupo de 16 agentes de endemias está participando de uma capacitação sobre manuseio dos equipamentos de borrifação (UBV portátil e UBV pesado). O curso está sendo ministrado pela Secretaria Estadual de Saúde e acontece no próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A capacitação visa ao uso adequado dos equipamentos costais, bem como os pesados, com utilização dos veículos. Amanhã (5), os alunos participam de atividades no campo. Também como parte da parceria com a secretaria estadual, outro curso está programado para o período de 16 a 20 de novembro, envolvendo, dessa vez, integrantes das equipes do setor de educação em saúde.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content