Projeto une esporte e raciocínio em prol do aprendizado escolar

  Marcos Boaventura
  

 Ao longo de todo o ano letivo, os estudantes trocaram a correria do recreio pela concentração nas peças do tabuleiro

Alunos da 2ª à 5ª séries da Escola Municipal Delcídio do Amaral deram um importante salto de qualidade no aprendizado de várias matérias, principalmente matemática. Isto graças ao projeto “Aprendendo e Brincando com Xadrez”, desenvolvido na instituição desde 2008. Ao longo de todo o ano letivo, os estudantes trocaram a correria do recreio pela concentração nas peças do tabuleiro. “Eles melhoraram visivelmente o raciocínio, a atenção e a concentração durante as aulas”, observou a professora de matemática do 4º ano, Janete Aquino de Oliveira.

Um exemplo do avanço no aprendizado é Samir Mendes, 10 anos. “Ele tinha bastante dificuldade com a matemática, mas, depois que se envolveu com o xadrez, melhorou 80%”, avaliou a professora. Samir foi um dos protagonistas do encerramento do projeto, ocorrido na tarde da última quinta-feira (26). No jogo onde os próprios alunos são as peças, conhecido como tabuleiro gigante, foi ele o responsável por fazer os lances.

A adversária foi Thayane Oliveira de Medeiros, também com 10 anos. Na platéia, os demais colegas observavam atentamente todas as jogadas. “Eles estão até mais calmos. Esta atividade veio muito a calhar”, disse a diretora Elizabeth Araújo de Freitas. O projeto foi desenvolvido pela professora de educação física Vitória Régia Garcia Kassar. “A idéia deu tão certo que um aluno nosso conquistou o primeiro lugar nos Jogos Paradesportivos da Reme (Rede Municipal de Ensino)”, contou.

Para encerrar o ano com “chave de ouro”, ela preparou uma grande festa com as crianças. Um tabuleiro gigante foi montado no pátio da escola. Os 32 estudantes – 16 representando as peças negras e 16 as brancas – foram vestidos a caráter para a partida. Durante todo o jogo, muito silêncio e concentração, inclusive por parte do público.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

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