Marcos Boaventura |
Feriado do Dia da Consciência Negra em Corumbá foi criado por Ruiter |
Corumbá realiza, de
Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Subsecretaria de Ações da Cidadania, que é ligada à Secretaria de Promoção da Cidadania, o evento conta com uma programação bastante intensa. Na abertura, será exibido o documentário Camba’Racê (Lamento Negro), do jornalista Sionei Ricardo Leão, seguido de um debate.
Estão programadas também palestras, entre elas “A história dos desafios dos negros no Brasil”, que será proferida pelo padre Ari Antônio dos Reis, às14h30 do dia 17, no auditório da Faculdade de Santa Teresa. Às 19 horas do mesmo dia, acontece “celebração afro” na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário.
Outra atração será o seminário participativo para a instalação do Fórum Permanente da Educação e Diversidade Étnico-Racial de Corumbá e Ladário, que ocorre às 19 horas da quarta-feira (18), no Espaço Educacional.
Para as 14 horas da quinta-feira (19), a programação prevê a aula do Projeto Promotoras Legais Populares, com o tema “Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), a cargo do Instituto das Mulheres Negras do Pantanal. Neste mesmo dia, às 20 horas, ocorre uma seresta especial na Praça da Independência.
Para o dia 20, Dia da Consciência Negra, está marcado o Encontro Estadual de Intérpretes de Samba Enredo de Mato Grosso do Sul, às 11 horas, no Riachuelo Futebol Clube. Às 14 horas, em Ladário, é a vez do I Encontro de Mulheres Negras de Corumbá e Ladário.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional