Marcos Boaventura |
Em 1º lugar, com 194,7 pontos, ficou “A Proteção”, de Waldir Reis |
Começa hoje (2) às 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal, a exposição das peças que participaram do II Concurso de Presépios de Corumbá. Obras de treze artistas concorreram aos R$ 1 mil em prêmios distribuídos aos três primeiros colocados. A exposição e o concurso são realizados pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Superintendência de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.
Cinco jurados avaliaram os quesitos beleza, acabamento, criatividade e originalidade. Em primeiro lugar, com 194,7 pontos, ficou o presépio “A Proteção”, de Waldir F. Reis. “Casa de Massa Barro”, feito por Helder Silva da Costa, foi o segundo colocado, com 193 pontos. Com 191,4, o “Presépio do Pantanal”, de Lídio Sampaio, foi o terceiro mais votado.
Também concorreram os presépios “Bem-Vindo”, de Jamil Canavarro; “Flor do Pantanal”, de Catarina Ramos da Silva; “Benção Divina”, de Emilson Rosano de Campos; “Harmonia dos fuxicos”, de Eliane de Andrade Garcia; “Jornalino”, de Gilberto Chena Rolon; “Presépio da Vitória”, de Ricardo Alexandre Moraes Fernandes; “Presépio da Graça”, de Evelyn das Graças Dias Alpires; “Os Smilinguidos”, de Alex Rodrigues Chermau; “Esperança”, de Dirciliene Amorin; e a obra sem nome da artista plástica Sandra.
As peças ficam expostas durante todo o mês de dezembro, e todas elas estão a venda. “O presépio é um símbolo do Natal. Ele remete à festa como o nascimento de Cristo e não como atividade econômica. Esta exposição tem como principal objetivo resgatar este sentimento, que muitas vezes fica esquecido”, explicou a superintendente de Cultura, Heloisa Helena da Costa Urt.
Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional