Lavagem da escadaria da Matriz será esta noite em Corumbá

Missa e lavagem da escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária marcam o início das atividades desta quarta-feira, 30 de dezembro, como parte da festa de Louvação a Iemanjá em Corumbá. A programação será aberta às 19h e a noite será encerrada na prainha do Porto Geral, no rio Paraguai, com Louvação a Iemanjá.

A lavagem da escadaria da Matriz, com água de cheiro, já faz parte de uma tradição na cidade, e marca o encerramento do ano na região pantaneira. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.

O ato acontece após a missa solene, celebrada na própria Matriz a partir das 19h. Representantes das tendas de Umbanda e Candomblé participarão da celebração. Depois da missa e do ritual de lavagem da escadaria, os fiéis seguem em cortejo para a prainha do Porto Geral onde é realizada a Louvação à Iemanjá.

As oferendas à Rainha das Águas também serão realizadas na noite de 31 de dezembro, no mesmo local, e a chegada do Ano Novo será saudada com um show pirotécnico no Morro São Felipe.

Programação

A abertura da programação aconteceu na noite de ontem, terça-feira, com o Ritmos do Atabaque, projeto integrado às atividades durante este ano de 2009, em homenagem ao Povo D’Água. O evento acontece até amanhã, dia 31 de dezembro, no Teatro de Arena do Porto Geral e na rua Manoel Cavassa, onde foi montada uma estrutura com 13 tendas com comidas e produtos religiosos e mais 03 tendas para atendimento ao público (consultas individuais para adivinhações).

O projeto foi idealizado pelos próprios religiosos e prontamente inserido no calendário das festividades de final de ano, e representa mais um desejo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira em apoiar a manutenção das tradições culturais, entre as quais as religiões de matrizes africanas. É também uma oportunidade para a sociedade corumbaense e turistas participarem e conhecerem um pouco mais das manifestações religiosas de culto africano.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content