Prefeitura implantará laboratório para atender produtor rural

Pesquisas científicas vão contribuir para melhoria da qualidade do alimento produzido na zona rural de Corumbá. Isto será possível a partir da implantação de um laboratório de entomologia que será instalado pela Prefeitura Municipal na Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Produção Rural. A previsão é que a estrutura esteja em funcionamento já em 2010.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Pedro Luiz de Souza Lacerda, a instalação deve acontecer já no início do ano que vem. “Estamos aguardando apenas os equipamentos, que já estão empenhados e, a partir da entrada em funcionamento, o laboratório será uma ferramenta importante para atender o produtor rural em pesquisas científicas abrangendo as áreas vegetal e mineral”, afirmou.

Com o laboratório, a prefeitura terá condições de efetuar análise do solo e desenvolver pesquisas visando ao controle biológico de pragas e à avaliação de inseticidas que devem ser aplicados para garantir a produção de alimentos na área rural, em especial, nas pequenas propriedades dos assentamentos existentes no município.

Entre os equipamentos que estão sendo adquiridos estão microscópios, lupas, câmaras de germinação, higrômetros e vidrarias, que garantirão a qualidade das pesquisas. Com o laboratório em funcionamento já em 2010, será possível o desenvolvimento de estratégias de controle das pragas, beneficiando as principais culturas da região, com maior eficiência e viabilidade econômica, além de segurança para o meio ambiente, o homem e para os animais.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content