Prêmio Professor por Excelência tem 42 projetos concorrendo

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, premia nesta quinta-feira (10) os projetos vencedores do Prêmio Professor por Excelência. Em sua 5ª edição, a iniciativa apresenta os trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino (Reme) durante o ano letivo de 2009. “O concurso proporciona o reconhecimento aos educadores que sempre se dedicaram, com criatividade, ao crescimento educacional e cultural da educação pública municipal”, destacou o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima.

“A administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira crê que nada é mais inovador do que perceber que a verdadeira educação não pode e não deve ficar restrita aos muros da escola. Então, quanto mais ultrapassar estes limites, mais inovadora é a aprendizagem”, continuou o professor. Neste ano, foram inscritos 36 projetos do Ensino Fundamental e 6 da Educação Infantil, totalizando 42 professores participantes.

Serão premiados dois professores da Educação Infantil e dois do Ensino Fundamental de nove anos, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os primeiros colocados receberão um notebook. Os segundos lugares uma câmera fotográfica digital. A premiação da 5ª edição do Prêmio Professor por Excelência acontecerá durante o Encontro Municipal de Educação, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, onde os ganhadores fazem uma exposição o resumo de seu trabalho aos demais educadores da Reme.

“O prêmio valoriza e reconhece o mérito do educador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, incentivando-o à pesquisa e ao desenvolvimento de experiências pedagógicas relevantes para um melhor processo de ensino- aprendizagem”, completou Hélio.

Critérios

A avaliação dos trabalhos foi feita  por  uma  Comissão  composta  por  convidados   de diferentes áreas, os quais selecionaram os trabalhos segundo critérios como adequação didática e clareza entre a proposta de ensino e como ela  foi desenvolvida; pertinência da  temática em relação ao currículo escolar; respeito à faixa etária dos alunos e o contexto; e a relevância  pedagógica  e  social  do  tema  escolhido.

A seleção dos projetos concorrentes ao Prêmio Professor por Excelência foi realizada mediante análise de projeto acrescido de material comprobatório (fotos, vídeos, documentos, relatos, depoimentos, redações, etc.).

Para a Secretaria Executiva de Educação, essa iniciativa é o coroamento da revolução educacional proposta para a Rede Municipal de Ensino. Sendo assim, e considerando o número sempre crescente de projetos inscritos desde o ano de sua  criação, observou-se que o Prêmio  vem  estimulando cada  vez mais o  interesse de professores e alunos, justificando, dessa maneira, sua continuidade.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content