Programa da Polícia Federal planta 500 árvores em Corumbá

 Marcos Boaventura
  
 Alunos do Paiolzinho plantaram as primeiras mudas de Ipê Amarelo

A Polícia Federal lançou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o programa Carbono Neutro em Corumbá. Através do projeto, desenvolvido em todo Brasil, a PF planeja plantar 500 mudas de árvores das espécies Sibipuruna, Farinha-Seca, Ipê, Jacarandá e Barriguda no Parque Marina Gattass, na rodovia Ramão Gomes e no Eco Parque Cacimba da Saúde. Durante o lançamento da ação, realizado nesta manhã no parque que abriga a sede da Guarda Municipal, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assinou um termo de cooperação mútua para o desenvolvimento do programa no município.

“Esta é uma ação emblemática, simbólica e que demonstra muito bem a preocupação que todos devemos ter com o meio-ambiente”, destacou o chefe do executivo. “Todos nós, como corumbaenses e pantaneiros, temos a obrigação de levantar esta bandeira de preservação desse eco-sistema único, que é o Pantanal”, complementou. Ruiter também enalteceu a iniciativa da Polícia Federal, que segundo ele, cumpre com o Programa Carbono Neutro uma função muito importante e que vai além de suas atribuições legais. “Esperamos que este belo exemplo também toque outras instituições”, disse.

O chefe da Delegacia de Patrimônio Histórico e Represessão ao Crime Contra o Meio Ambiente, Eduardo Alves Queiróz, explicou que as árvores são uma forma de compensar o impacto ambiental sofrido pela natureza com as operações desenvolvidas pela Federal. Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, serão mais de 5000 mudas doadas pela instituição. “Com esta ação, buscamos neutralizar ou compensar toda a emição de CO2 que emitimos na natureza”, declarou.

“É como se fosse uma troca, toda atividade desenvolvida pela Polícia Federal gera um prejuízo ao meio ambiente. A nossa obrigação é recompensar a natureza pelo dano causado”, explicou o delegado de Polícia Federal de Corumbá, Alexandre do Nascimento. Um estudo feito pela PF concluiu que deveriam ser plantadas 1.782 mudas de plantas nativas em Mato Grosso do Sul. Com as 500 que serão cultivadas na cidade, o órgão vai superar a marca de 4.500 mudas plantadas.

O vice-prefeito de Corumbá, Ricardo Eboli, lembrou que as plantas, através da fotossíntese, retiram o gás carbônico do ar e devolve em forma de oxigênio. “Sem contar que cada arvore desta é uma sombra a mais para nossa população”, afirmou. A secretária executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová, lembrou do programa “Corumbá Mais Verde”, que já possibilitou o plantio de mais de 7 mil espécies nativas em toda a cidade.

“Parabenizamos a Polícia Federal pela iniciativa e aproveitamos para convidar outras instituições públicas para seguirem esta iniciativa”, reiterou Deová. O secretário de Meio Ambiente e Produção Rural, Sicard Maciel de Barros, também participou da solenidade. As primeiras mudas, de Ipê Amarelo, foram plantadas por alunos da Escola Municipal Rural Paiolzinho. O termo de cooperação mútua foi assinado pela Delegacia de Polícia Federal de Corumbá, a Prefeitura Municipal, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Sanesul e Agesa.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content