Mega-ação contra dengue em Corumbá será lançada na quarta

A mega-ação de combate à dengue em Corumbá será lançada às 8h30 da quarta-feira (6), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com a presença de todos os envolvidos no projeto “Ações intensificadas no Combate a Dengue”, idealizado pela Prefeitura Municipal. Os trabalhos serão desenvolvidos durante os próximos três meses e vão envolver 477 pessoas, entre servidores da prefeitura, militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, alunos do Projovem Trabalhador, profissionais da Brigada de Combate a Incêndio no Pantanal (Prevfogo), da empresa Unipav (limpeza pública) e integrantes do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha.

A informação foi dada no início da tarde de hoje (4) pelo secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa. Anteriormente, o ato estava previsto para ocorrer amanhã, no anfiteatro Salomão Baruki. Segundo ele, porém, apesar da alteração de data e local, os trabalhos começam mesmo nesta terça-feira, caso específico do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2010, que será importante para o desenvolvimento de toda ação. Este trabalho será concluído já na quinta-feira (7), com a divulgação do resultado no dia seguinte.

A ação envolve toda a Administração Municipal, com destaque para a Secretaria de Ações Sociais, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e Secretaria de Desenvolvimento Integrado. Para o lançamento dos trabalhos, também está prevista a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade organizada, como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus Pantanal), Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), associações de moradores e instituições religiosas, além dos parceiros da prefeitura no desenvolvimento do projeto.

Compõem a operação 110 agentes de Endemias/Equipe de Bloqueio Mecânico e Químico/Supervisores de Área; 152 agentes comunitários de Saúde; 50 militares da Marinha do Brasil; 40 soldados do Exercito Brasileiro; 30 alunos do Projovem Trabalhador; 30 profissionais do Prevfogo; 15 integrantes do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, e 50 servidores da Secretaria Executiva de Infra-estrutura e Serviços Urbanos e da Unipav, que serão responsáveis pela visitação de 49.759 imóveis, em um período de três meses.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content