A Prefeitura de Corumbá abriu hoje (7) as inscrições para o curso destinado a ambulantes e vendedores em barracas que pretendem trabalhar durante o Carnaval 2010, na área onde ocorrerão os desfiles das escolas de samba, blocos, cordões e o carnaval cultural. A informação é do presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, Carlos Porto, segundo quem o curso é pré-requisito para aqueles que desejam trabalhar durante a folia, nas barracas instaladas no circuito ou mesmo como vendedores ambulantes.
Os interessados devem procurar a Superintendência de Turismo, na Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, localizada na rua 15 de Novembro, 659. As inscrições vão até o dia 13 de janeiro.
Para se inscrever, o interessado deve apresentar cópias de documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Segundo o superintendente de Turismo, José de Carvalho Junior, o curso abrange vários temas importantes para que o público e os turistas tenham um atendimento de qualidade, com segurança e eficácia.
A capacitação terá duração de 20 horas e será ministrado no período de
A capacitação vai abordar os seguintes temas: Doenças Transmitidas por Alimentos (microrganismos presentes em alimentos, sua ocorrência, epidemiologia, controle e prevenção, metodologia de identificação/quantificação de microrganismos de interesse em saúde pública e/ou indicadores de qualidade);
A manipulação higiênica de alimentos (técnicas de manipulação dos aspectos higiênico-sanitários); contaminantes alimentares (noções fundamentais de tecnologia e conservação de alimentos, causas e efeitos das alterações de qualidade, perda de nutrientes, processos utilizados – calor, frio, desidratação, agentes químicos, fermentação e outros, embalagens, limpeza e sanitização);
Educação patrimonial (os fundamentos teórico-metodológicos da educação patrimonial associados às políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e aplicados nos diferentes contextos comunitários, práticas contemporâneas de educação patrimonial: estudo de caso);
Atendimento ao cliente (importância do atendimento ao cliente em todos os segmentos de mercado; comunicação nas relações profissionais; padronização do atendimento; técnicas eficientes de atendimento ao cliente: pessoal, telefônico e virtual);
Princípios éticos e morais (concepção de ética, ética como doutrina da conduta humana, origem, formação e evolução ética, consciência ética, dever perante a ética, conduta do ser humano em sua comunidade e em sua classe);
Apresentação pessoal (postura, contato visual, movimentação, expressão corporal, importância da apresentação pessoal para a imagem do profissional e da organização, comunicação humana: elementos, tipos e objetivos, vícios de linguagem, técnicas de apresentação: partes, formas e planejamento, apresentação e as técnicas de comunicação como uma estratégia competitiva, ferramentas e dicas práticas);
Estratégias de criatividade para aumentar as vendas (conceitos, ferramentas e processos na definição e escolha das estratégias de vendas, domínio das diferentes formas e meios de atuação do vendedor), bem como informações turísticas (principais atrações turísticas do município, turismo e eventos).
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional