Prefeitura entrega instrumentos e reforça carnaval de Corumbá

A Prefeitura Municipal entregou na noite desta sexta-feira (29) 640 instrumentos e mais de 2,3 mil acessórios para as oito escolas de samba de Corumbá. “Essa iniciativa do prefeito Ruiter é a demonstração do quanto é importante as pessoas terem essa oportunidade de participar diretamente destas ações. É a comunidade participando, tendo a responsabilidade da conservação, e desenvolvendo atividades que os próprios moradores vão dirigir, com aulas, oficinas, ou até formar escolas mirins, para que num futuro próximo, possam fazer a apresentação na avenida”, destacou o secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, durante o evento, realizado no Centro de Convenções.

A Prefeitura investiu R$ 110 mil na aquisição de surdos de marcação, malacachetas, caixas de guerra, tamborins, ganzás, ripiniques, baquetas e talabartes. Cada uma das agremiações recebeu oitenta instrumentos, todos personalizados com a marca das escolas de samba. “O carnaval de Corumbá, sendo o melhor do Centro-Oeste brasileiro, tem demonstrado muito qualidade, por isso as pessoas procuram a cidade. Muitos deixam os grandes centros para vir brincar o carnaval nas escolas de samba em um local onde existe muita qualidade de vida”, continuou o secretário.

Porto afirmou ainda que toda a comunidade será responsável pela preservação e bom uso dos instrumentos. “A Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) tem a responsabilidade da manutenção, do patrimônio e da orientação do uso pós os desfiles da escolas. E a Prefeitura vai estar presente neste processo, conversando com as comunidades sobre isso também”, completou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo.

Para o presidente da A Pesada, Neivaldo Colombo, a iniciativa fortalece as agremiações e soluciona, de vez, um dos principais problemas das escolas, que era a compra e o conserto dos equipamentos. “Agora os mestres de bateria terão muito mais tranquilidade para trabalhar e fazer uma festa ainda mais bonita”, comentou. José Carlos Duarte, presidente da Império do Morro, disse que entrega aconteceu em boa hora. “Vai ajudar muito todas as escolas e engrandecer, ainda mais, o Carnaval de Corumbá”, destacou.

Os presidentes e diretores da Vila Mamona, Major Gama, A Pesada (integrantes do grupo especial), Acadêmicos do Pantanal, Marquês de Sapucaí, Mocidade Independente da Nova Corumbá e Caprichosos de Corumbá também participaram do evento, marcado também pelo lançamento do CD oficial do Carnaval de Corumbá 2010. “Através destes CDs, cada escola vai poder divulgar o trabalho de seu samba enredo e fazer com que a comercialização deles se transformem em recursos para a própria agremiação.”, explicou Carlos Porto. A Prefeitura e a Liesco produziram 500 unidades com os samba-enredos de todas as agremiações.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content