Saúde intensifica ações contra a dengue também na Bolívia

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, desenvolve esta semana em Puerto Quijarro, Bolívia, ações de combate à dengue. Os trabalhos fazem parte de uma estratégia adotada pela administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que em 2007, firmou um pacto com as duas cidades bolivianas que fazem fronteira com o município corumbaense, Quijarro e Puerto Suarez, com vistas a ações concretas em toda a região de fronteira, para o combate a doenças endêmicas. Ladário também integra o pacto.

Em Quijarro, os trabalhos começam na quarta-feira, 27 de janeiro, com uma reunião de integrantes da Secretaria de Saúde, com autoridades bolivianas. No encontro serão acertados detalhes para a capacitação de soldados bolivianos que, na sexta-feira, 29, serão capacitados por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá, visando a realização de um Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), programado para sábado, dia 30.

Viviane Ametlla, gerente de Vigilância e Saúde da Prefeitura, explica que o LIRAa será importante para definir uma estratégia de ação na cidade boliviana, no sentido de conter o avanço da doença. Puerto Suarez também está na agenda e deverá ser atendida em seguida.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content