Campanha para ampliar exame de mamografia começa hoje

Com o objetivo de chamar a atenção do público feminino para a importância do diagnostico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Corumbá está iniciando nesta quarta-feira (3) a Campanha de Exame em Mamografia. A iniciativa da Secretaria Executiva de Saúde Pública, por meio da Gerência de Atenção em Saúde, começa com o agendamento para os exames na Unidade Básica de Saúde de Família (UBSF) São Bartolomeu, que funciona provisoriamente em uma casa localizada em frente ao prédio recém reformado.

Nesta quinta-feira (4), é a vez da UBSF Ênio Cunha; na UBSF Popular Velha, o exame será marcado no dia 5; as unidades Breno de Medeiros I e II serão atendidas no dia 8; a UBSF Dr. Humberto Pereira, no dia 9; a UBSF Nova Corumbá, no dia 10; a UBSF Kadiwéus e PACS, no dia 11; e a UBSF Beira Rio, no dia 12.

Após o período de Carnaval, a programação será a seguinte: UBSF Gastão de Oliveira I (18/02); UBSF Gastão de Oliveira II (19/02); UBSF Luis Fragelli (22/02); UBSF Dom Bosco (23/02); UBSF Fernando Moutinho I e II e PAC (24/02); UBSF Aeroporto (25/02); PACS Pedro Paulo (26/02); UBSF Taquaral (01/03); e a UBSF Mato Grande (02/03), encerrando a campanha.

O exame de mamografia detecta o câncer enquanto pequeno, ou seja, quando ainda não é palpável em um exame médico ou por meio do auto-exame realizado pelo paciente. Uma vez descobertos os casos de câncer mamário por meio da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem sucedido.

O exame é recomendado para todas as mulheres acima de 40 anos e deve ser realizado uma vez ao ano. Em Corumbá existem atualmente 14.411 mulheres que se encontram nesta faixa etária. Em 2009, foram realizados 1.373 mamografias no município e a meta da Secretaria Executiva de Saúde é ampliar este número substancialmente.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content