Com a chave da cidade nas mãos, Xandy pede paz aos foliões

Gilson de Carvalho
 

“Que todos brinquem com responsabilidade e muita paz. Na hora do amor, use camisinha. Se beber, não dirija”, decretou o rei da folia

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entregou na noite desta quinta-feira (11) a chave simbólica da cidade ao Rei Momo Alexandre Batista Gmachl, o Xandy, abrindo oficialmente o Carnaval 2010 de Corumbá. Ornamentado com a coroa e a capa real, recebidos da primeira-dama e secretária especial de Integração das Polícias Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, Xandy pediu muita alegria, responsabilidade e paz aos foliões.

“Que todos brinquem com bastante responsabilidade e com muita paz. Na hora do amor, use camisinha. Se beber, não dirija. Xixi, só no banheiro e lixo, nas latas de lixo”, decretou o rei da folia. “Prometo a todos vocês que vamos trazer toda a alegria e toda a felicidade para estas noites. Juntamente com minha rainha Raiane, minha primeira princesa Danielle e a segunda princesa Roberta, declaro aberto o Carnaval de Corumbá, o maior e melhor de todo o Centro-Oeste”, acrescentou.

Bastante animado, Ruiter afirmou que a alegria e a descontração da folia de momo refletem a personalidade do corumbaense, povo festeiro e muito acolhedor. “O Carnaval de Corumbá significa isso. É nosso maior evento e que tem, seguramente, a aplicação, a alma e a cultura do povo corumbaense e daqueles que nos visitam também”, disse o prefeito, lembrando que a estimativa é de que milhares de turistas procurem a cidade durante esta semana.

“A rede hoteleira está completamente lotada, outros pontos que costumam hospedar pessoas também estão muito cheios. Foram criadas, inclusive, outras alternativas. Ficamos sabendo de casas de família que foram oferecidas para receber pessoas, e elas estão também muito cheias. A expectativa é de muita gente para brincar e desfrutar do melhor e maior carnaval do Centro-Oeste brasileiro”, completou Ruiter.

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) e o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) também participaram da coroação da corte. “A cada ano que passa, esta grande festa popular se torna mais animada, com um número maior de turistas vindo a Corumbá, então este é o momento de mostrar a nossa cidade de forma positiva ao Brasil”, afirmou Duarte, completando: “Estão de parabéns o prefeito Ruiter e toda a equipe que organizou este carnaval que, com certeza, será uma festa ainda melhor que no ano passado. Aliás, é assim que vem acontecendo nos últimos anos. O carnaval vem se superando e cada vez mais se profissionalizando”.

Para o senador, mais uma vez Corumbá faz o melhor carnaval de Mato Grosso do Sul. “Estamos sempre muito animados e esperamos que todos deixem qualquer confusão de lado e que brinquem em todos estes dias. O tempo, ao que tudo indica, vai ajudar também. A expectativa é muito positiva, a cidade é sempre muito hospitaleira e vai saber receber bem as pessoas que nos procuram”, comentou.

A exemplo de outros anos, Delcídio viabilizou recursos federais para a festa corumbaense. “De comum acordo com o prefeito Ruiter, eu já tinha escalado uma emenda para atender o Carnaval de Corumbá. Tivemos um atraso na aprovação do orçamento, mas coloquei R$ 300 mil como contrapartida de emenda minha para esta festa maravilhosa. Tudo andou bem e Corumbá está sendo muito bem atendida pelo governo do presidente Lula, que nunca faltou para nossa região”, completou.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content