Prefeitura participa do Seminário de Gestão Ambiental do 6º DN

Marcos Boaventura
 

O evento é uma oportunidade que os participantes têm para trocar experiências sobre os métodos de desenvolvimento sustentável

O I Seminário de Gestão Ambiental do Comando do 6º Distrito Naval teve início na manhã desta quinta-feira (25), na sede da Marinha do Brasil em Ladário. Até a tarde desta sexta-feira, diversos assuntos relativos à preservação e utilização sustentável dos recursos naturais, principalmente na região pantaneira, estarão em discussão ao longo do evento. “A gestão ambiental é um tema muito presente em nossa região, sobretudo devido à nossa localização no Pantanal sul-mato-grossense”, destacou o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que participou da abertura dos trabalhos.

“A prefeitura busca, a todo momento, aliar o crescimento econômico com a sustentabilidade do Pantanal, um eco-sistema fundamental para todo o mundo”, continuou Ruiter, que também parabenizou a Marinha pela iniciativa. “O 6º Distrito Naval traz sensibilidade e conhecimento para esta questão tão importante, que é a gestão ambiental”, completou.

Comandante do 6º DN, o contra-almirante Edlander Santos afirmou que o evento é uma oportunidade que todos os participantes têm para trocar experiências sobre os métodos de desenvolvimento sustentável. “A Marinha tem implantado em todas as suas unidades do País um sistema criterioso de gestão ambiental. Neste ano teríamos que fazer este seminário interno para avaliar nossas ações. Mas resolvemos ampliar o debate e envolver toda a sociedade com o tema”, explicou.

Mineradoras, empresas de navegação e de transporte e vários outros segmentos, além das prefeituras de Corumbá e Ladário, participam do seminário. A professora Iria Hiromi Ishii, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus Pantanal), foi a primeira palestrante, abordando o tema “Biodiversidade”, com enfoque na fauna predominante na bacia pantaneira.

A secretária executiva de Meio Ambiente de Corumbá, Luciene Deová, falou em seguida, apresentando as ações desenvolvidas na cidade em relação ao lixo urbano. “A prefeitura mantém um gerenciamento de resíduos sólidos e de arborização urbana, além de várias atividades desenvolvidas em conjunto com a comunidade e parcerias com a prefeitura ladarense. Tudo isso faz parte do plano de gestão ambiental”, destacou.

O secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, e o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), também participaram da abertura dos trabalhos, que terminam às 16h30 desta sexta-feira.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content