Segurança será reforçada durante o Carnaval 2010 em Corumbá

Marcos Boaventura
 

“Nosso esforço é para preservar a população e os turistas que buscam a cidade para brincar o Carnaval”, explicou Carlos Porto

Durante todos os eventos do Carnaval 2010 de Corumbá – que começa na noite desta quarta-feira (10) com o desfile do bloco Sandálias de Frei Mariano – a segurança será reforçada dentro e fora do circuito da festa. Em reunião realizada na segunda-feira (8), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, foram definidas a participação dos órgãos de segurança e a função de cada um deles durante os dias de folia. Neste ano, a Polícia Federal também integra a força-tarefa responsável por manter a tranquilidade durante o maior carnaval do Centro-Oeste brasileiro.

“Nosso esforço é para preservar a população e os turistas que buscam a cidade para brincar o Carnaval”, explicou o secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto. “O efetivo total aplicado em 2010 será maior que o do ano passado. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada nos últimos anos e estamos trabalhando para que estas estatísticas permaneçam assim”, complementou.

A Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e uma empresa privada, além da PF, estarão responsáveis pela manutenção da ordem em toda a passarela do samba. A PM terá um posto de triagem e diversos pontos de observação espalhados por todo o perímetro. A Guarda Municipal estará equipada com câmeras de vigilância, montadas em pontos estratégicos, e detectores de metal nas principais vias de acesso ao centro. A Polícia Civil vai designar uma equipe exclusiva para atender as situações que ocasionalmente venham a ocorrer durante a festa.

A Secretaria Executiva de Saúde da Prefeitura Municipal vai manter uma equipe (com médico, enfermeiro, auxiliares e ambulância) na Avenida General Rondon. O Corpo de Bombeiros também deixará uma guarnição, com três viaturas, para socorrer qualquer situação de emergência. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat) vai disponibilizar mais de 25 funcionários, entre agentes, fiscais de trânsito e do setor operacional em todas as noites de carnaval.

Para atender às situações que envolvam crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar, com apoio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (PAIR) vão atuar com grande contingente, inclusive nos períodos matutino e vespertino.

Neste sentido, o CREAS iniciou, no último dia 18, uma campanha de orientação e prevenção contra o abuso e o trabalho infantil. A ação é focada nos pontos de entrada e saída do município, nos ensaios dos blocos e escolas de samba e na rede hoteleira e turística da região. Todos estes locais já foram visitados mais de uma vez pela equipe do Centro de Referência.

Orientação

A prefeitura e os órgãos de proteção da criança e do adolescente orientam os pais que identifiquem seus filhos com crachás com nome, um número de telefone e o endereço da residência. A medida é necessária, pois os responsáveis que se perdem de suas crianças podem, dependendo da situação, responder pelo crime de abandono de incapaz. A Polícia Militar também alerta que está proibida a venda de bebidas, alcoólicas ou não, em embalagens de vidro dentro do circuito do carnaval.

Interdições

As vias que formam a passarela pantaneira do samba serão interditadas entre os dias 11 a 16 de fevereiro. A Frei Mariano fica fechada do cruzamento da América até a Avenida General Rondon, sendo que esta última fica impedida até a Firmo de Matos. Ficam parcialmente fechadas as ruas Cuiabá, Dom Aquino e 13 de Junho, entre a XV de Novembro e a Antônio Maria.

Já a Delamare estará interditada da Antônio Maria até a Major Gama. Entre a Major Gama e a Firmo de Matos, ela fica fechada somente durante a noite. Os agentes de trânsito estarão posicionados em 15 pontos ao longo deste perímetro. Três pontos de mototaxi e três de táxi estão posicionados dentro desta área para facilitar a locomoção dos foliões.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content