Agentes da ESF em Corumbá são capacitados em saúde bucal

Gilson de Carvalho
 

Os agentes recebem orientações sobre noções básicas de saúde bucal e sua importância, e ainda de como abortar e acolher os pacientes

Agentes de Saúde integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Corumbá estão sendo capacitados para atuar na área de saúde bucal da população. Os cursos fazem parte de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria de Ações Sociais, que visa aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais, no sentido de ampliar e melhorar o atendimento às famílias corumbaenses.

Durante os cursos, os agentes recebem orientações sobre noções básicas de saúde bucal e sua importância, e ainda de como abortar e acolher os pacientes, a saúde bucal dos bebês, gestantes e idosos, além do fluxograma dos atendimentos e especialidades da saúde bucal. “Após a capacitação, os agentes poderão trabalhar melhor o eixo de saúde bucal tanto nas visitas domiciliares como também nas unidades de saúde às quais estão ligados”, explicou o gerente de Saúde Bucal da prefeitura, Zacaria Yahya Omar.

O gerente também explicou que a capacitação foi dividida em turmas variadas e terá carga horária de 16 horas de habilitação prática e teórica. Para facilitar a preparação, foi criada uma planilha didática em forma de apostila, de fácil entendimento e fixação, “para minimizar as dúvidas dos agentes durante suas atuações em campo”.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content