Corumbá forma sua primeira turma do Projovem Trabalhador

Clóvis Neto
 

Os alunos concluíram os cursos em fevereiro, após 350 horas/aula de qualificação sendo 250 horas de profissional e 100 horas de social

Está confirmada para o próximo dia 12, uma sexta-feira, a solenidade de formatura da primeira turma do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, programa realizado em parceria pela Prefeitura de Corumbá e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. O ato ocorre a partir das 18 horas no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, e está prevista a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e dos deputados Paulo Duarte (estadual, PT) e Dagoberto Nogueira (federal, PDT).

O programa atendeu jovens com idade entre 18 e 29 anos, por meio de um processo iniciado em 2009, com a inscrição de 2.113 pessoas. Desse total, 1.268 foram selecionadas e 1 mil matriculados nos cursos de Telemática (operador e assistente em microcomputador, revendedor de celular e em lojas de informática); Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida (visitador sanitário, recepcionista de consultório médico, atendente de farmácia e agente ambiental); Turismo e Hospitalidade (auxiliar de garçom, guia de turismo e organizador de eventos); e Construção e Reparos (pintor, gesseiro, manutenção em edificações e ladrilheiro). Todas as áreas foram criteriosamente estudadas e pesquisadas de acordo com o mercado de trabalho corumbaense.

De acordo com o gerente de Ações para a Juventude e gestor do programa, Márcio Cavasana, dos 1 mil alunos matriculados, 828 concluíram os seis meses de cursos de capacitação, sendo 588 do sexo feminino e 240 do masculino. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “O arco de Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida foi o mais procurado, com 269 concluintes”, disse. Outro curso com boa aceitação foi o de Turismo e Hospitalidade, que formou 231 jovens, seguido por Telemática, com 220. Já o arco de Construção e Reparos capacitou 108 pessoas.

As aulas foram iniciadas em agosto de 2009 em quatro polos da cidade. Foram 33 turmas, sendo 13 no Colégio Imaculada Conceição (Cenic), 13 na Escola Municipal Luis Feitosa Rodrigues, quatro no próprio Senac e três no Instituto Homem Pantaneiro – Moinho Cultural. A conclusão ocorreu em fevereiro, após 350 horas/aula, sendo 250 horas de qualificação profissional e 100 horas de qualificação social.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content