Por direitos iguais, Semana da Mulher começa nesta quinta-feira

Organizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência de Articulação de Políticas Públicas da Mulher, ligada à Subsecretaria de Ações da Cidadania, a Semana da Mulher 2010 começa nesta quinta-feira (4). Neste ano, o tema das comemorações será “Nem + Nem – Direitos =”. A Reunião de Trabalho do Conselho da Mulher, marcada para as 18 horas da quinta-feira no gabinete do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), abre a semana de debates e celebrações.

Na sexta-feira (5) ocorre a Cantada para as Mulheres, apresentada pelos alunos do Projovem Trabalhador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I). O evento será no Porto Geral, às 8h e às 14 horas. Ainda durante a manhã, no auditório do Espaço Educacional, será feita a Capacitação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual, voltada aos servidores, conselheiros tutelares e militantes do segmento LGBT. A atividade continua no sábado (6) na Câmara Municipal de Ladário. Nos dois dias, a capacitação começa às 8 horas.

O Culto em Homenagem às Mulheres ocorre às 19 horas do sábado na Igreja Presbiteriana, localizada na Rua Cuiabá, 423. No domingo (7) a grande atração é a atriz, apresentadora e escritora Myrian Rios, que faz um testemunho de sua história de vida no auditório do Colégio CENIC, às 15 horas. Às 19 horas, a Missa em Homenagem às Mulheres será celebrada na Igreja Nossa Senhora da Candelária.

No dia 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, as comemorações começam logo cedo. Às 7 horas, no Centro de Saúde da Mulher, acontece a Acolhida às Mulheres. Às 9 horas, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, o encontro Mulheres e Homens pela Igualdade. Às 14 horas, o Chá com Batom, voltado às integrantes do Projeto Fibras, será realizado no Eco Parque Cacimba da Saúde. A tradicional Blitz das Flores ocorre às 16 horas na Rua Dom Aquino, entre as ruas Firmo de Matos e a Luiz Feitosa Rodrigues. No mesmo local, um ato público cultural encerra o dia de comemorações.

A Semana da Mulher 2010 continua às 8 horas da terça-feira (9) com a Comemoração das Mulheres atendidas pelo CRAS Rural, no distrito de Albuquerque. No dia seguinte, a atividade acontece às 10 horas no CRAS Central, e sempre às 14 horas no CRAS I, CRAS II, CRAS III e CRAS IV. Na quarta-feira (10), a inauguração do Berçário Cantinho Doce, no Estabelecimento Penal Feminino, está programado para as 16 horas.

No mesmo dia, a partir das 19 horas, ocorre a Reedição do Projeto Maria da Penha vai aos Bairros, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na quinta-feira (11), o CRAS I recebe a Certificação das Promotoras Legais Populares, às 15 horas. Já às 20 horas da sexta-feira (12), no Jardim da Independência, é a vez da Seresta em Homenagem às Mulheres. A última atividade ocorre às 9 horas do sábado (13), com a Homenagem às Mulheres do Campo, na escola Monte Azul, no Assentamento Taquaral.

São parceiros da Semana da Mulher 2010, os seguintes órgãos e entidades: Prefeitura de Ladário, Fórum de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário, Fórum Regional de Enfrentamento à Violência das Mulheres do Campo, Associação de Mulheres (Amor Peixe), Instituto de Mulheres Negras do Pantanal, Associação de Mulheres Artesãs de Corumbá, ONG Paz Natureza Pantanal, ONG Dignidade Ação Saúde Sexualidade e Cidadania, Marcha Mundial de Mulheres, Associação das Ex-alunas do Colégio Imaculada Conceição, Central Única das Favelas (CUFA), Núcleo Maria Maria, Instituto Casa de Cultura Afro-Brasileira (ICCAB), Colônia de Pesca Z1, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Conselho Comunitário de Segurança, INCRA/Superintendência Local.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content