Prefeitura capacita servidores para trabalhar no projeto Habilitar

A Prefeitura de Corumbá está capacitando os servidores que atuarão no projeto Habilitar, voltado ao tratamento de crianças e adolescentes com dependência química. A qualificação profissional começou na segunda-feira (15), coordenada pelo professor Rogério Shigueo Morihisa, do departamento de psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Médico psiquiatra da infância e da adolescência, mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador geral de tratamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ele também atuará como consultor e psicólogo do projeto.

O Habilitar está sendo desenvolvido na Rua Delamare, no centro de Corumbá, e vai funcionar em sistema ambulatorial, contando com médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e técnicos administrativos. O Campus do Pantanal (CPAN) da UFMS, a Universidade Salesiana de Santa Teresa e o Poder Judiciário são parceiros da prefeitura na iniciativa. Além de recursos do orçamento próprio, a estruturação do local foi viabilizada pelo Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) e pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“A capacitação continua até o início da segunda quinzena de abril, quando o Habilitar deve começar a funcionar efetivamente”, explicou o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, prosseguindo: “Toda a estrutura física está praticamente pronta, faltando apenas pequenos detalhes. Além do tratamento ambulatorial, vamos trabalhar a reinserção dessas crianças na sociedade e na família”. Conforme ele, o projeto é resultado do empenho do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) em combater a dependência química na região fronteiriça.

Corumbá também conta com uma unidade do Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e drogas (CAPS ad), destinado ao tratamento e recuperação de adultos com dependência, e cujo trabalho é reconhecido nacionalmente. Em novembro do ano passado, algumas ações desenvolvidas pela instituição foram apresentadas no XII Simpósio Internacional sobre Tratamento de Tabagismo e no VIII Simpósio Sobre Álcool e outras Drogas, realizado no Rio de Janeiro.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content