Projovem prepara juventude para novo momento de Corumbá

Clóvis Neto
 

São 828 jovens que agora estão mais preparados e aptos para buscar uma vaga no mercado de trabalho em Corumbá

Com uma perspectiva de crescimento impulsionada pela retomada das exportações do minério de ferro, do fortalecimento do turismo de eventos e de pesca e a eminência do funcionamento da rodovia transoceânica – que vai ligar o oceano Atlântico ao Pacífico cortando o Brasil, Bolívia e o Peru -, o Executivo corumbaense tem buscado alternativas para qualificar a mão de obra na região, de modo que a população local tenha condições de acompanhar esse desenvolvimento. Um dos principais instrumentos de capacitação adotados pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.

Na sexta-feira (12), a primeira turma do programa, desenvolvido em parceria do Município com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, formou 828 pessoas. São jovens que estão mais preparados e aptos para buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Obras são importantes, mas o que nos dá muita alegria é a qualificação da nossa gente. E foi isso que o projeto realizou em Corumbá”, afirmou o deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT), presente na diplomação dos formandos, realizada no Centro de Esporte, Cultura e Lazer Nação Guató.

A bolsa de estudo, no valor de R$ 100,00, que cada um recebeu neste período foi um incentivo e ajuda a diversificar a economia da cidade. Mas, sem dúvida alguma, o conhecimento é o maior ganho”, completou o parlamentar. Também presente o ato, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) destacou a participação maciça das mulheres no Projovem. “70% dos formandos são do sexo feminino. Isso representa a garra, a força e a vontade delas em se capacitar”, afirmou. “Essa juventude é o agora, o presente da nossa cidade, do Estado e do Brasil”, complementou o deputado.

A nossa meta é, até o final de ano, inserir cerca de 500 desses formandos no mercado do trabalho. Vamos fazer um monitoramento frequente deles. O programa prevê esse acompanhamento e a avaliação é muito positiva”, explicou o gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana. O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) também participou do ato. “Nós que estamos acostumados a tratar obras com conceito de empreendimento físico, de engenharia, vemos o desenvolvimento humano que faz parte do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content