Corumbá faz ação para diagnosticar hipertensos precocemente

 Clóvis Neto

  
Ação será segunda, no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

O setor de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá vai aproveitar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, para desenvolvimento de uma ação com vista à identificação, de forma precoce, de pessoas hipertensas. Será uma campanha contra a doença, desenvolvida pela Secretaria Executiva de Saúde Pública em todas as Unidades Básicas de Saúde, por meio da aferição da pressão arterial, bem como orientações de como tratar e prevenir a hipertensão.

A ação faz parte da campanha de combate a hipertensão arterial 2010, que integra as estratégias propostas no Plano de Reorganização a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, em atenção especial aos portadores da doença que integram a rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a ampliação da Atenção Básica, com ênfase na prevenção primária, no sentido de diagnosticar precocemente e estabelecer a vinculação dos portadores de hipertensão arterial existentes na cidade de Corumbá.

A medida visa reduzir os índices da hipertensão, além de aproveitar a oportunidade para identificação de grupos de risco, com detecção de casos suspeitos na comunidade atendida, por meio da acessibilidade a verificação da pressão arterial; elevar o conhecimento sobre a distribuição da hipertensão arterial na cidade; auxiliar a Secretaria Executiva de Saúde no cadastramento e na vinculação dos portadores de hipertensão arterial para tratamento na rede de atenção básica de saúde, bem como oferecer contribuição à comunidade atendida através de informações para a melhoria do acesso a referenciais especializados.

Por meio desta campanha, a Prefeitura pretende diagnosticar o número de hipertensos existentes hoje na cidade. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a região conta hoje com 9.587 pacientes. Além disso, outra meta é buscar a redução dos indicadores de Acidente Vascular Ancefálico (AVC), cuja taxa de internação em 2009 foi de 12,07, e que constitui uma das principais complicações ocasionadas pela desestabilização da doença. O objetivo é diminuir para 11,2 internações em 2010.

A ação tem como público alvo todo cidadão corumbaense, usuário ou não do SUS. Os trabalhos serão desenvolvidos durante o período da manhã, de 07h30 às 12h em todas as unidades de saúde do município.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content