Fundação Terra leva vacina contra raiva equina à zona rural

A Prefeitura de Corumbá programou, para o dia 14 de abril, mais uma etapa da vacinação contra a raiva equina no município. Os trabalhos serão desenvolvidos a partir das 13 horas no Assentamento Taquaral e na Agrovila II, sob responsabilidade da Fundação Terra Pantanal. A iniciativa faz parte da campanha de controle da raiva em herbívoros (bois, vacas, cavalos, cabras, ovelhas, entre outros).

A vacinação tem apoio da iniciativa privada e acontece no pátio da Escola Municipal Rural Monte Azul. O presidente da Fundação, Wilton Gomes Panovitch, informa que, além da imunização, será feito um trabalho educativo com os donos de animais, e lembra que a vacina deve ser aplicada anualmente em equinos a partir do sexto mês de vida. O produto é gratuito e a aplicação é obrigatória, principalmente pelo fato de a raiva em herbívoros ser endêmica na região.

A raiva é uma doença que ataca mamíferos (cães, gatos, bois, cavalos, ovelhas, cabritos, morcegos, entre outros), podendo ser transmitida ao ser humano e, por afetar o sistema nervoso, é fatal. A transmissão ocorre quando o vírus causador da raiva, que está presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo humano por meio da mordedura ou lambedura.

Até 2004, o principal transmissor da raiva ao ser humano no Brasil era o cão. Segundo a Fundação Nacional de Saúde, o morcego assumiu o primeiro lugar após alguns surtos epidêmicos na região norte do País. Todas as espécies de morcegos podem transmitir a raiva e não devem ser capturados. São os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue de bois, cavalos, ovelhas, entre outras espécies, que transmitem a raiva. Por isso a recomendação de se vacinar os animais de produção.

No Brasil, no período de 1986 a 2005, foram registradas 743 mortes de seres humanas por raiva. Desde junho de 2005, vem ocorrendo um surto de raiva humana no Estado do Pará, onde já morreram mais de 20 pessoas e, mais recentemente, no Estado do Maranhão, matando 23 pessoas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content