Prefeitura fará levantamento da saúde bucal dos corumbaenses

Por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, a Prefeitura de Corumbá começa a realizar, a partir da próxima semana, um levantamento epidemiológico da saúde bucal dos corumbaenses. Aproximadamente 1,5 mil moradores de 33 setores previamente selecionados pela secretaria serão visitados ao longo dos próximos três meses. Quatro grupos – sendo quatro examinadores e quatro anotadores – foram capacitados para realizar os procedimentos.

“O objetivo é saber como está a saúde bucal dos cidadãos corumbaenses”, explicou o cirurgião dentista John Kleber Vendramini Duran, chefe de Atenção Básica em Saúde Bucal da prefeitura e coordenador da ação. As equipes realizarão exames odontológicos simples e alguns questionamentos aos entrevistados. “Com as informações coletadas, vamos montar um banco de dados municipal”, continuou.

A iniciativa faz parte do projeto SBBrasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira. Os resultados vão subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e manter uma base de dados eletrônica para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal.

“Corumbá foi uma das cidades escolhidas para integrar o projeto. O ministério preconizou a realização de pelo menos cinco exames. Vamos ampliar nosso campo de amostragem para podermos conhecer, mais a fundo, a qualidade real da saúde dos munícipes”, completou John Kleber.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content