Ruiter é condecorado com Medalha da Ordem do Mérito Militar

Gilson de Carvalho
 

Indicada pelo Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, a condecoração teve a chancela do próprio presidente Lula

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), a Medalha da Ordem do Mérito Militar, no grau de Cavaleiro, uma das mais destacadas honrarias nacionais e a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. A condecoração ocorreu na Praça da Independência, durante solenidade comemorativa ao Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, e a medalha foi entregue pelo coronel Rubens Corrêa Leão, chefe do Estado Maior da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. Outro homenageado foi o comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, contra-almirante Edlander Santos, no grau de Comendador.

As condecorações tiveram a chancela do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e foram indicações do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. O coronel Rubens Leão representou o comandante da Brigada, general Álvaro Gonçalves Wanderley, que está em Brasília-DF. A Ordem do Mérito Militar foi criada pelo Decreto nº. 24.660, de 11 de julho de 1934, ainda no primeiro governo de Getúlio Vargas, para premiar militares que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que tenham se destacado no exercício de sua função. Cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao Exército também podem receber a honraria, o que foi o caso do prefeito de Corumbá.

Ruiter disse sentir-se honrado em ser condecorado com Ordem do Mérito Militar, inclusive por ter a chancela do presidente Lula. Ele agradeceu a indicação por parte do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, afirmando: “Sinto-me feliz em ser homenageado por uma instituição que cumpre um valoroso papel na nossa região. Além de salvaguardar a soberania nacional, nos auxilia em várias outras ações, como nas questões ligadas à saúde, assistência social. O Exército é um colaborador de Corumbá”.

O chefe do Estado Maior da Brigada, coronel Leão, também afirmou sentir-se honrado ao entregar as comendas a Ruiter e ao contra-almirante Edlander. Lembrando que os dois são parceiros do Exército Brasileiro, ele aproveitou para destacar as homenagens prestadas a outros dois amigos da Brigada: o capitão de Mar e Guerra Alexandre de Morais Reis, chefe do Estado Maior do 6º Distrito Naval de Ladário, e Pedro Paulo de Araújo Lins, que receberam o diploma de colaboradores eméritos do Exército.

Programação

Após a solenidade, o comando da 18ª Brigada deu sequência a uma programação alusiva à data e que será cumprida até o próximo domingo (25). Hoje, na Praça da Independência, ocorre uma série de atividades para crianças e adultos, como atendimento médico-odontológico, exposição de material de emprego militar, e atrativos como pista de cordas, camuflagem, apresentações da banda de música (a primeira foi às 10h e a segunda será às 18 horas), apresentação de vídeos sobre o Exército Brasileiro, entre outras.

O comando programou para, quinta e sexta-feira (22 e 23), uma campanha de doação de sangue, por parte de militares voluntários, em auxílio ao banco de sangue da cidade, com 30 doadores por dia, sob a coordenação está a cargo do Posto Médico da Guarnição de Corumbá. Também ocorrerão palestras nas escolas do ensino fundamental e médio, nas quais serão abordadas as atividades do Exército Brasileiro na atualidade, suas origens, objetivos e sua participação nos momentos decisivos da história nacional, além das formas de ingresso, tanto nas escolas militares como por meio do Serviço Militar.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content