Saúde prorroga segunda etapa da vacinação contra gripe suína

O Ministério da Saúde prorrogou a segunda etapa da campanha de vacinação gripe A – Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. Com a mudança, grávidas, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos, podem ser vacinadas até 23 de abril, junto com jovens de 20 a 29 anos. O encerramento da etapa seria nesta sexta-feira, dia 2 de abril. Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, a decisão se deveu “principalmente por conta do feriado, em que muitos estados não somente na sexta-feira, decretaram ponto facultativo na quinta e muitas unidades não estarão abertas. Consequentemente também no sábado em muitos estados e municípios não abrirão. Ou seja, seriam três dias sem a vacinação”.

Eduardo Hage explica que o Ministério da Saúde preferiu aumentar os dias para a vacinação deste grupo para evitar correria aos postos. “Concentrar em poucos dias seria bastante temerário porque muita gente que não pode ser vacinada nesses dias. Não tem nenhum problema a pessoa ser vacinada na segunda ou ser vacinada na semana seguinte já que o período mais critico é o período de inverno e até um mês antes do inverno todos serão vacinados”.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde lembra que para ser vacinado, é preciso ir aos postos de vacinação levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica.

Em Corumbá, sete postos estão efetuando a vacinação contra a gripe suína: unidades de saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz, centro da cidade; Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Maria Leite; Dom Bosco, na Alameda Laranjeira, bairro Dom Bosco; Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, bairro Cristo Redentor; Kadiwéus, na Rua Cyríaco de Toledo, bairro Kadiwéus; Paulo Maissato, na Rua Cyríaco de Toledo, Nova Corumbá; e Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, bairro Nossa Senhora de Fátima.

Na segunda-feira, dia 5 de abril, será aberta a terceira etapa da campanha. Dessa vez, devem se imunizar adultos com idade entre 20 a 29 anos. A vacinação vai até 23 de abril. A quarta será entre 24 de abril e 7 de maio. Coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum, cujo Dia D será em 24 de abril.

Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como ocorre todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população da faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez. A última etapa será destinada a adultos saudáveis de 30 a 39 anos. A vacinação ocorre de 10 a 21 de maio.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional (Com informações do Ministério da Saúde)

Skip to content