Ações reduzem índices de infestação da dengue em Corumbá

As constantes ações de prevenção e combate à dengue desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública e parceiros, contribuíram de forma decisiva para redução dos índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti em Corumbá. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), terceiro ciclo, realizado no final de semana na área urbana, apontou um percentual de 0,88% na cidade, abaixo do aceitável pela Organização Mundial de Saúde que é até 1,0%.

Apesar da queda na incidência, a Secretaria de Saúde mantém as ações de prevenção, principalmente nos reservatórios de água localizados a nível de solo, que ainda continuam sendo o vilão da proliferação do mosquito transmissor da doença. O levantamento apontou que estes locais continuam sendo os principais focos com 71,43%. Segundo Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, as equipes continuarão intensificando as ações, por meio de distribuição de capas de caixa de água e o monitoramento do uso adequado destes depósitos.

O resultado do LIRAa, realizado na quinta e sexta-feira, mostra ainda uma região preocupante. Trata-se do setor quatro, integrado pelo Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova, que apresentou incidência de 2,84, acima do aceitável. Os bairros com maior índices foram o Aeroporto, com 2,73%; Nova Corumbá, com 3,01%, e Jardim dos Estados, com 4,76%. Em todos, os reservatórios de água a nível de solo apresentaram índices altíssimos.

Nas demais regiões da cidade, todas estão abaixo de 1,0%. O setor 1, formado pelo Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro (1), ficou com 0,26%; setor 2, Beira Rio, Centro (2), Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul, com 0,0%, e o setor 3, Centro América, Cristo Redentor, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós, fechou com 0,27%. O Cristo, de todas as localidades acima, foi o que apresentou maior incidência, 0,78%.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content