Com apenas 21,15% dos idosos imunizados, campanha prossegue

A Chuva e o frio atrapalharam a campanha de vacinação realizada no sábado (8) em Corumbá contra as gripes Influenza Sazonal e Influenza A (H1N1). De um total de 8.367 pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, apenas 1.770 foram imunizados, representando 21,15% da meta estabelecida. Em função do baixo número, a vacinação na cidade prossegue até o próximo dia 22. Sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe Sazonal e a Prefeitura Municipal disponibilizou a vacina durante a Ação Prefeito Presente, realizada na Escola Municipal Fernando de Barros, no bairro Centro-América.

A Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município informa que as doses são disponibilizadas em 13 unidades de saúde. Para se vacinar, as pessoas devem estar munidas da carteira de vacinação para saber se estão em dia com as demais vacinas, também disponibilizadas nos centros de saúde, como aquelas contra febre amarela e tétano. A imunização é gratuita e, além de proteger o idoso contra a gripe, evita complicações em outros problemas de saúde, como aqueles ligados ao coração, pulmão e rins. Em caso de pessoas em tratamento, é importante consultar o médico antes de se vacinar. Quem estiver gripado ou com febre deve aguardar melhora do quadro.

No caso de pessoas enfermas e/ou acamadas, há a necessidade de uma pessoa da família procurar a unidade básica da região e agendar a visita de um vacinador. Neste caso, a dose será aplicada na própria residência do idoso. A Secretaria de Saúde também mantém a vacinação contra a Influenza A (gripe suína) para crianças menores de dois anos, pessoas com patologia crônica, gestantes, jovens com idade entre 20 e 29 anos, contra a gripe suína. Quem ainda não se imunizou, pode procurar uma das unidades de saúde para receber a dose.

Locais de vacinação

A campanha ocorre nas seguintes Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF):

 

– São Bartolomeu, na Rua Pernambuco, no bairro João de Deus;

– Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, Cristo Redentor;

– Paulo Maissato, na Rua Ciríaco de Toledo, Nova Corumbá;

– Kadiwéus, na Rua Ciríaco de Toledo, Kadiwéus;

– Dom Bosco, na Alameda Laranjeira, Dom Bosco;

– Ladeira Cunha e Cruz, centro;

– Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, Nossa Senhora de Fátima;

– Luis Fragelli, na Rua Eugênio Cunha, Universitário;

– Vitória Régia, no conjunto Vitória Régia;

– Centro de Saúde da Mulher, na Rua XV de Novembro, centro;

– João de Brito, Aeroporto;

– Beira Rio, na Rua Dom Aquino, centro;

– Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, Maria Leite.

Na zona rural, a campanha estará a cargo das equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família do Mato Grande (Mato Grande, Albuquerque, Maria Coelho e Urucum) e Taquaral (Taquaral, Tamarineiro I e II Sul).

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content