Reunião realizada nesta sexta-feira (14), no anfiteatro Salomão Baruki, discutiu a criação da Universidade Federal do Pantanal. A reestruturação do projeto para implantação UFPan, aprovado pelo conselho universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 2005, prevê a criação de vários cursos novos nas áreas de Letra e Artes; Ciências do Ambiente; Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Ciências da Saúde. Durante o encontro, foram apresentados os investimentos necessários na parte estrutural, administrativo e humano para a implantação da instituição de ensino.
O secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no evento. “A Prefeitura se coloca como parceira do grupo que trabalha em busca deste objetivo para viabilizar para nossa região este sonho”, afirmou Cássio. Segundo o secretário, um dos focos da atual administração municipal é a geração de emprego, renda e capacitação da mão de obra local, ações que passam necessariamente pela qualidade do ensino.
“A Universidade do Pantanal foi pensada para o desenvolvimento da nossa sociedade”, continuou o secretário. “É uma excelente opção para alunos, professores e um ambiente ideal onde inúmeras pesquisas poderão ser desenvolvidas”, complementou. Os cursos propostos para a UFPan atendem a demanda ambiental, econômica e cultural de Corumbá e Ladário.
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS), líder da bancada sul-mato-grossense em Brasília, também participou da reunião. “Precisamos, mais que nunca, fazer com que nossos jovens aqui permaneçam. Que eles não precisam deixar a cidade para buscar qualificação na área em que desejem atuar”, afirmou. O senador ressaltou a relevância da biodiversidade pantaneira para o mundo e enfatizou que a universidade precisa estar em sintonia com a realidade local.
“A essência desta Universidade é o nosso Pantanal. É a partir dele que vamos construir novos projetos, novos cursos, respeitando as potencialidades de Corumbá e Ladário”. Delcídio destacou ainda que a implantação da UFPan depende de um trabalho conjunto das prefeituras, da bancada federal, do governo Estadual e Federal. “É um desafio conjunto viabilizar este sonho. Todos devem
Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional