Semana do Meio Ambiente começa às 19h de hoje em Corumbá

Arquivo PMC
 

Um dos principais objetivos da semana é envolver os estudantes por meio de cursos, palestras e visitações a diveras instituições locais

É com o tema “Biodiversidade na Capital do Pantanal” que Corumbá celebra a partir desta segunda-feira (31) a Semana do Meio Ambiente. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e com apoio de diversos parceiros, e a cerimônia de abertura ocorre às 19 horas no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. A programação é intensa e vai até o dia 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante toda a semana, a prefeitura e os parceiros oferecem à população uma série de eventos, como palestras, cursos, oficinas, exposições, visitações e apresentação de filmes.

A secretária executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová, informa que assuntos importantes estarão em discussão ao longo de todo o período, entre os quais a destinação correta do lixo urbano e industrial, recursos hídricos, e a fauna e flora pantaneiras. Para a realização da semana, o Município conta com o apoio da Prefeitura de Ladário, Exército Brasileiro, UFMS/CPAN, Fundação O Boticário, Instituto Homem Pantaneiro, Sanesul, Embrapa Pantanal, ONG Paz e Natureza Pantanal, Polícia Militar Ambiental, Ibama, Imasul, Iphan, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, MMX, Vale Complexo Corumbá, Votorantin Cimentos e Corumbaense Futebol Clube.

Programação

A programação da Semana do Meio Ambiente em Corumbá está bastante diversificada. Além de visitação pública às instituições ligadas à área no município, no período de 31 de maio a 2 de junho, estão programados cursos e oficinas em atendimento aos estudantes corumbaenses e ladarenses. Um dos atrativos será a exposição de animais taxidermizados da fauna pantaneira, a cargo do Exército e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus Pantanal), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, das 8h às 11 horas e das 14h às 17 horas.

Outro ponto de visitação será a Exposição Interativa Estação Natureza Pantanal, na Estação Natureza Pantanal (Fundação O Boticário), das 9h às 11h20 e das 14h às 17h20; Exposição Fotográfica das ações do Instituto Homem Pantaneiro, no Moinho Cultural Sul-Americano, das 7h30 às 11 horas e das 14h às 17h30; Exposição de Projetos Ambientais da Reme, a cargo da Secretaria Executiva de Educação, na Estação Experimental do Campo, destinada a alunos e professores da Rede Municipal de Ensino; visita à Estação de Tratamento de Água da Sanesul, para alunos das escolas de Corumbá e Ladário, conforme agendamento pelo telefone 3907-5050.

A semana contará também com oficinas e curso sobre “Introdução aos Métodos de Levantamento e Monitoramento de Populações de Vertebrados”, das 7h30 às 11h30 de 31 de maio a 5 de junho, no Campus Pantanal da UFMS. O curso será ministrado pelo médico veterinário Walfrido Moraes Tomás, especialista em Biologia de Ambientes Inundáveis e mestre em Ciências de Vida Selvagem, da Embrapa Pantanal. A carga horária será de 20 horas, destinadas aos acadêmicos do Curso de Biologia (a partir do 3º semestre) e profissionais interessados. As inscrições podem ser feitas na Sala H-220, CPAN/UFMS, e outras informações pelos telefones 3234-6849 e 3907-5307.Também neste período está programada a Oficina de Confecção de Papel Reciclado, com Viviana Mendez, da ONG Paz e Natureza Pantanal. Será na Estação Natureza Pantanal – Fundação O Boticário, das 14h às 17 horas. As inscrições estão abertas até o dia 27, pelo telefone 3231-9100 ou na própria Estação O Boticário. É aberta ao público e 15 vagas estão disponibilizadas.

No Centro de Convenções do Pantanal, das 8h às 12 horas, no dia 1º de junho, acontece o mini-curso “Biodiversidade: Tutela Jurídica e Biotecnologia”, que será ministrado por Rosana Aparecida Candido Pereira Santos, do Ibama Corumbá, e Maria Carolina Scheerem do Valle, da Faculdade Salesiana Santa Teresa. As inscrições estão abertas até o dia 26, com 60 vagas disponíveis para acadêmicos e profissionais da área.

Também no dia 1º de junho, das 9h às 12 horas, no Campus do Pantanal da UFMS, será realizada a Oficina de Extração de Óleos Essenciais, com o engenheiro agrônomo Aurélio Borsato, doutor em Agronomia e especialista na área de Prospecção de Plantas Medicinais, da Embrapa Pantanal. São 25 vagas e as inscrições podem ser feitas na Sala H-220, CPAN/UFMS, das 8h às 11 horas.

Ainda no Campus Pantanal, das 13h30 às 16 horas do dia 1º de junho, ocorre um mini-curso sobre “Serpentes Peçonhentas na Área Urbana de Corumbá e no Município de Ladário: Identificação, acidentes e primeiros socorros”, com Nelson Rufino de Albuquerque, do CPAN/UFMS. São 25 vagas e as inscrições podem ser feitas na Sala H-220, CPAN/UFMS, das 8h às 11 horas. O evento será repetido no dia 4 de junho, também das 13h30 às 16 horas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content