Terceira etapa do Circuito Funec bate recorde de participantes

A terceira etapa do Circuito Funec de Corrida de Rua, disputada neste domingo (23), registrou recorde de participantes em todas as 5 edições da competição. Trezentos e vinte e cinco corredores participaram das provas de 10 quilômetros, 5 quilômetros e caminhada, todas nos naipes masculino e feminino. A prova foi coordenada pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em comemoração ao Dia da Infantaria, celebrado hoje (24).

Nos 10 quilômetros masculino, o vencedor foi Francisco Pereira da Silva, o “Baianinho”. Ele completou o percurso em 33’26. O segundo foi Carlos Eduardo Covo, com 34’20, e em terceiro chegou José Maria da Silva, com o tempo de 36’45. No feminino, a campeã da etapa foi Maria Luciane Rondon. Ele percorreu os 10 km em 47’45. Ruth Pereira, com 50’05, e Marcele Jarsen, 51’37’, foram a segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Nos 5 quilômetros, o primeiro lugar ficou com o soldado Wesley Iran. O cabo Nolosco e o sargento Correia chegaram em segundo e terceiro. No feminino, a campeã foi Lílian Fortes, seguida por Geise Freitas e Suelen Silva. “A competição é uma forma de integração entre o Exército e a sociedade. A Corrida da Infantaria acontece em todas as cidades do Brasil onde há Infantaria. Aqui em Corumbá, em especial, ele foi mais ampla porque teve a participação da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá)”, disse o tenente-coronel Marcelo Dutra de Oliveira, comandante do 17º Batalhão de Fronteira.

Para o diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior, esta integração no sentido de potencializar o esporte é fundamental. “O Exército cumpre um papel estratégico na questão da soberania nacional, mantém ações sociais em parceria com a Prefeitura e no desporto não poderia ser diferente”, reforçou Miranda. Entre os 325 corredores, estava o general-de-brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. Ele percorreu os 5 quilômetros em 30’31.

Especial

Outros quinze alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também participaram da terceira etapa do Circuito Funec. Três deles correram nos 5 quilômetros e completaram a prova. Os demais participaram da caminhada. Todos receberam medalhas pela participação. Para a próxima etapa, a Fundação de Esporte estuda criar uma categoria especial para atletas portadores de necessidade especial.

Rodrigo Nacimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content