VI Jogos da EJA mobilizam 1,8 mil alunos da Reme em Corumbá

Gilson de Carvalho
 

Os jogos incluem modalidades de atletismo, cabo de guerra, futebol de sete, futsal, dama misto, voleibol misto, tênis de mesa e xadrez

Uma grande festa no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató marcou a abertura dos VI Jogos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá. Organizado pela Secretaria Executiva de Educação em parceria com a Fundação de Esportes (Funec) do município, os jogos mobilizam pelo menos 1,8 mil alunos das zonas urbana e rural.  “Os Jogos da EJA foram planejados para que os alunos do noturno tenham a possibilidade da prática esportiva. A sala de aula é muito importante, mas as atividades físicas e culturais também fazem parte da educação”, destacou o secretário Hélio de Lima, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na solenidade.

Os jogos estão sendo disputados nas modalidades de atletismo, cabo de guerra, futebol de sete, futsal, dama misto, voleibol misto, tênis de mesa e xadrez. Participam da competição as escolas municipais Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, CAIC Padre Ernesto Sassida, Clio Proença, Delcídio do Amaral, Fernando de Barros, Izabel Correia de Oliveira, José de Souza Damy, escolas rurais Polo Paiolzinho e Extensões, Pedro Paulo de Medeiros, Rachid Bardauil e Luis de Albuquerque.

Todas as delegações desfilaram durante a cerimônia de abertura. O atleta Antônio Marco Lara Júnior, do Rachid Bardauil, acendeu a pira olímpica, uma alusão ao espírito inclusivo dos Jogos Olímpicos. O juramento do atleta foi comandado por Anderson Soares de Oliveira, aluno da Escola José de Souza Damy. Antes do encerramento, alunos da Oficina de Dança do Pantanal apresentaram a coreografia Transformers, muito aplaudida por todos os presentes.

O diretor-presidente da Funec, Heliney de Miranda Júnior, lembrou que o esporte é um importante instrumento de interação e formação social. “Por isso, todos vocês que participam desta sexta edição dos Jogos da EJA já são vencedores. Parabéns a vocês que acreditam e persistem no estudo”, afirmou. Com a competição, a Prefeitura de Corumbá busca contribuir para o desenvolvimento humano e a qualidade de vida, além de conscientizar os alunos sobre atitudes cooperativas, solidárias, de respeito mútuo e cidadania.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content