Capacitados, brigadistas ajudarão a combater fogo no Pantanal

Marcos Boaventura
 

A Brigada do Prevfogo é uma parceria da Prefeitura com o Ibama que consolida o trabalho de combate e prevenção aos focos de incêndio

Capacitados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros e técnicos da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, os 27 brigadistas do Prevfogo de Corumbá estão prontos para combater possíveis incêndios florestais que ocorreram no Pantanal neste período de seca. A formatura do grupo, composto por um chefe de brigada, um chefe de esquadrão e 25 brigadistas de combate, ocorreu nesta segunda-feira (28) no quartel da Polícia Militar Ambiental de Corumbá.

“A Brigada do Prevfogo é uma parceria da Prefeitura com o Ibama que consolida o trabalho de combate e prevenção dos focos de incêndio na região, um dos males que mais afligem nosso Pantanal nesta época do ano”, comentou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. A Prefeitura de Corumbá é responsável por fornecer a estrutura logística e as condições de trabalho aos brigadistas. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente e a Gerência de Ações da Defesa Civil também são parceiros da Brigada.

Os salários, pagos pelo Ibama/MS, variam de R$ 510 a R$ 1.020 por mês. O período de contratação é de cinco meses, podendo ser prolongado ser por mais 30 dias. Em 2009, as queimadas provocaram diversos transtornos à população urbana e rural corumbaense e deixaram um rastro de destruição na mata nativa do Pantanal. Até um helicóptero foi utilizado para auxiliar nas ações.

Durante a formatura, o superintendente do Ibama, Davi Lourenço, ainda assinou termo de cooperação para fiscalização ambiental em Corumbá. No mesmo ato, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, cedeu três veículos Ford Ranger para uso da Polícia Militar Ambiental (PMA) e Mato Grosso do Sul.

Rodrigo Nascimento – Subsecreteria de Comunicação Institucional

Skip to content