Corumbá celebra Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores

Marcos Boaventura

 
Padroeiro dos pescadores, o dia de São Pedro, 29 de junho, é comemorado com grande ênfase pela comunidade corumbaense

A comunidade do bairro Cervejaria comemora nesta terça-feira (29) o Dia de São Pedro. A festa foi aberta nas primeiras horas da manhã, com uma missa na Igreja de São Pedro, e prossegue até a noite. A festa tem apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e conta com um almoço, a partir das 12 horas, com o peixe frito sendo o prato principal, além de uma procissão fluvial pelo Rio Paraguai às 15 horas; missa em homenagem ao Santo às 19 horas, com uma quermesse, e um show a partir das 20 horas com a Banda Destak.

Padroeiro dos pescadores, o dia de São Pedro, 29 de junho, é comemorado com grande ênfase pela comunidade corumbaense. Esta tradição fez com que, em 2005, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira incluísse a festa no calendário cultural e turístico de Corumbá. Esta parceria com a comunidade da Cervejaria permitiu o resgate de uma das mais tradicionais festas da cidade que, no início do século 21, parecia fadada ao esquecimento.

O município participa do evento garantindo a infraestrutura, como a praça de alimentação, e organiza a procissão, que conta inclusive com grandes embarcações que saem do Porto Geral conduzindo moradores da Cervejaria e de outras localidades da região ribeirinha, na maioria pescadores, e até turistas. Além de demonstrar devoção ao santo, os participantes enfeitam os barcos, dando maior brilho ao ato.

Após o retorno ao porto, os fiéis seguem em procissão a pé até a Igreja de São Pedro, na Cervejaria, para a missa, celebrada pelo padre Osvaldo Scotti, um dos incentivadores da festa.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content