Corumbá quer fortalecer ainda mais os seus produtos turísticos

Marcos Boaventura

 
Porto adiantou que a prefeitura vai se reunir com os segmentos do turismo para, entre outras ações, formatar um city tour na cidade

A Prefeitura de Corumbá está ampliando a parceria com os mais diferentes segmentos do setor turístico da região, com o intuito de oferecer melhor infraestrutura aos turistas e à própria população corumbaense. A iniciativa visa fortalecer ainda mais os produtos oferecidos na região e o trabalho está sendo coordenado pelo secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto. Na manhã desta terça-feira (1º), ele se reuniu com representantes da Casa das Artes de Izulina Xavier (Art Zu), Museu de História do Pantanal (Muphan) e da Estação Natureza Pantanal da Fundação O Boticário.

Porto explicou que a Prefeitura vai se reunir com todos os segmentos, como agências de turismo, hotéis, setor de transportes, restaurantes, guias de turismo, artistas plásticos, para estabelecer uma série de ações, entre elas, a formatação de um city tour regular para atender visitantes e a comunidade local.

O encontro com representantes do setor museológico foi considerado proveitoso não só por Carlos Porto, mas também para Izulina Xavier (Art Zu); Juliano Borges (Muphan) e Gustavo Gaertner (Estação Natureza Pantanal). “Precisamos organizar estes produtos para disponibilizar às agências de turismo, hotéis, e outros setores, para atender não só o turista, mas também o próprio corumbaense”, explicou o secretário, adiantando que um dos assuntos tratados foi justamente os dias e horários de funcionamentos dos três locais.

O Muphan, por exemplo, está aberto ao público de terça a sábado, das 12h às 18h. Já a Estação Natureza, de terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. A ideia de Carlos Porto é ter estes espaços, bem como a Art Zu, funcionando em horários semelhantes e também aos domingos, para atender a demanda, além de integrar o roteiro de visitação do city tour regular, juntamente com os pontos turísticos, históricos e culturais de Corumbá e até de Ladário, “que deve ser integrada a este roteiro”, observou.

A reunião permitiu inclusive uma ampliação da parceria existente entre estas instituições e a Prefeitura, no sentido de criar novos mecanismos para ampliação da estrutura de atendimento dos museus. Uma das alternativas é a viabilização de estagiários para os três locais, para que tenham condições de atender a demanda, principalmente aos domingos.

A parceria entre as próprias instituições foi ampliada no encontro. Juliano Borges e Gustavo Gaertner se colocaram à disposição de Izulina Xavier, para viabilizar a capacitação de estagiários para bem receber o turista durante visitação na Casa das Artes. O assunto está sendo conduzido pela Fundação de Cultura e Turismo.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content